Beatrice Teizen   |   07/07/2022 17:39
Atualizada em 07/07/2022 18:32

Espera para entrevista no consulado dos EUA no Rio é de 454 dias

É o posto com a maior fila entre todas as representações diplomáticas dos EUA no Brasil

Unsplash/ConvertKit
Espera para entrevista no consulado dos EUA no Rio é de 454 dias
Espera para entrevista no consulado dos EUA no Rio é de 454 dias
Segundo o escritório de advocacia AG Immigration, o tempo de espera para uma entrevista no consulado americano do Rio de Janeiro para obter o visto de Turismo para os Estados Unidos é de 454 dias – praticamente, um ano e três meses. É o posto com a maior fila entre todas as representações diplomáticas dos EUA no Brasil.

O visto de Turismo responde por 92% de todas as solicitações de entrada realizadas por brasileiros junto ao governo americano. Nos cinco primeiros meses de 2022, foram 319 mil vistos B1/B2 emitidos. No mesmo período do ano passado, em razão da pandemia, o número foi de apenas 978.

“Os EUA são o principal destino turístico dos brasileiros, mas, para quem quer viajar ainda neste ano, porém, a recomendação é aguardar. Não se deve realizar a compra de passagens aéreas ou fazer reservas em hotéis sem antes ter a confirmação de que o visto foi aprovado”, comenta o advogado de imigração e sócio fundador do escritório, que tem sede em Washington DC, Felipe Alexandre.

Rio: maior tempo de espera
Os 454 dias de espera para uma entrevista no consulado do Rio de Janeiro é o maior entre todos os postos diplomáticos americanos no Brasil.

A capital fluminense é seguida por Porto Alegre (406 dias), São Paulo (365), Brasília (314) e Recife (307). Todos com tempos de espera mais elevados do que no período pré-pandemia. “Sabemos que os oficiais consulares no Brasil têm se esforçado para atender a todos. É uma demora circunstancial, em razão dos dois anos que os consulados e a Embaixada ficaram praticamente fechados ao público”, comenta Alexandre.

Mesmo com o tempo acima da média, a espera nas representações brasileiras é menor do que nos congêneres sul-americanos. Na Embaixada dos EUA em Buenos Aires, por exemplo, a fila é de 504 dias. Em Bogotá, são 738; enquanto, em Santiago, a espera chega a 853 dias.

Até mesmo no México, vizinho dos EUA e país com alta demanda por vistos americanos, o tempo está elevado. A Embaixada americana na Cidade do México apresenta atualmente 581 dias de espera para se obter uma entrevista com um oficial.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados