Itamaraty, aéreas e operadoras pedem solução para entrada no México
Itamaraty e empresas do Turismo enviam carta ao secretário de Turismo do país da América Central
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil, operadoras brasileiras e companhias aéreas pressionam o governo do México por uma solução rápida para a instabilidade no sistema que emite a autorização de entrada no país. Já faz uma semana que a emissão do documento oscila e brasileiros estão sendo impedidos de viajar a destinos mexicanos.
A diretora de um dos principais receptivos do caribe mexicano, ATTravel, Lilian Zanon, que também é Vice-Cônsul Honorária do Brasil em Playa del Carmen, emitiu um documento no qual constam assinaturas das companhias aéreas Aeromexico, Copa Airlines e Gol, além das operadoras Agaxtur, CVC, Diversa, Europlus, FRT, Orinter e ViagensPromo, destinada ao secretário federal de Turismo do México, Miguel Torruco.
Na carta, os autores dizem que já é sentida uma queda na procura por viagens ao México no Brasil e que os turistas estão buscando alternativas como República Dominicana, Jamaica e outros destinos, devido às complicações.
Além da iniciativa privada, Lilian Zanon relata também que o Itamaraty fez uma chamada séria para o governo do México resolver a questão.
"Estamos aguardando para que tenhamos alguma posição ainda hoje", afirmou Lilian, ao Portal PANROTAS.
O México passou a pedir este documento a brasileiros em dezembro de 2021.
Leitores do Portal PANROTAS estão se queixando de que foram impedidos de embarcar para o México. Há relato de viajante com prejuízo de R$ 40 mil com a parte terrestre.
A CARTA SEGUE NA ÍNTEGRA: