Por volta dos eventos, Abrape lança campanha #SinalVerdeparaRetomada
A Abrape pede a volta sem restrições de eventos pelo Brasil
Em busca da volta integral e urgente dos eventos de cultura e entretenimento pelo País, a Abrape (Associação Brasileira dos Promotores de Eventos) lançou, nas redes sociais, a campanha #SinalVerdeparaRetomada. A ideia é esclarecer e conscientizar poderes públicos e sociedade sobre a importância do retorno dos eventos para a economia nacional.
A campanha destaca iniciativas já realizadas no Brasil que reforçam os eventos como atividades seguras e sem impacto nos índices epidemiológicos. Além disso, relaciona exemplos de países que tiveram sucesso na redução das restrições, eliminando inclusive o uso de máscaras, e incentivo à retomada do setor como vetor essencial da economia.
“Começamos a retomada no último trimestre de 2021, sem que os índices epidemiológicos tivessem impacto. No entanto, sofremos nos dois primeiros meses do ano novas restrições que impactaram negativamente grande parte do setor, principalmente as empresas que têm no Verão e no Carnaval parte considerável do seu faturamento. Mais uma vez fomos usados como bodes expiatórios. A campanha é justamente para mostrar que precisamos ser respeitados por nossa importância na economia”, frisa o empresário e presidente da Abrape, Doreni Caramori Júnior.
O segmento de eventos de cultura e entretenimento é responsável por 4,32% do PIB nacional. Com movimentação anual de R$ 270 bilhões, realiza mais de 590 mil atividades por ano em todo o País. Além disso, representa, por ano, R$ 4,65 bilhões em impostos federais, R$ 75,4 bilhões em consumo e R$ 2,97 bilhões em massa salarial, em uma cadeia que envolve 52 atividades e cerca de 23 milhões de empregos.