Anvisa muda regras para entrada de menores vacinados no Brasil; entenda
A nova regra para chegada por via aérea exige vacinação de maiores de 12 anos; no terrestre continua 5
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nota informativa alterando algumas decisões da portaria interministerial 666, divulgada na semana passada e que determinava novas exigências para a entrada de viajantes, brasileiros e estrangeiros, no Brasil, incluindo exigência de apresentação de certificado de vacinação para crianças acima de 5 anos - quem não apresentasse deveria cumprir quarentena ao regressar ou entrar no País.
Com a alteração de hoje, a Anvisa faz uma distinção entre transporte aéreo e terrestre e para os menores que chegarem ao Brasil de avião, a exigência de certificado de vacinação é a partir de 12 anos de idade (e não mais cinco anos). Para a entrada por fronteiras terrestres, continua a idade de cinco anos para apresentação da vacinação.
Também houve alteração na questão de isenção para países com baixa vacinação. Viajantes vindos desses países continuam isentos de mostrar o certificado, mesmo que passem por países que exijam a vacinação. A lista completa está na portaria.
Leia a nota informativa na íntegra.