Turismo ainda precisa recuperar 78 mil empregos; 50% no Rio e São Paulo
Estudo da professora Mariana Aldrigui aponta para 78 mil postos formais de trabalho perdidos

As perdas acumuladas (desde março de 2020) indicam a o cancelamento de 78.934 postos formais de trabalho em Turismo, ainda que o saldo de 2021 seja positivo (geração de 33.029 postos formais). Esse valor, no entanto, representa apenas 2,15% dos empregos formais gerados no País nos últimos seis meses.
Vale ressaltar, conforme sugere a professora desenvolvedora do estudo, que os empregos formais no Turismo, mesmo no período pré-pandemia, representavam cerca de 35% do pessoal ocupado no setor. A informalidade ainda representa a maior parte da ocupação, com muitos profissionais autônomos ou sem vínculo formal.
A pesquisa Monitora Turismo leva em conta os números oficiais do Caged.

Os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro respondem por 59,6% das vagas perdidas, e as duas capitais juntas, por 36,5% do total nacional. Na sequência estão os Estados Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia e Minas Gerais.
Abaixo é possível conferir algumas listas com o saldo dos empregos ligados ao Turismo em diferentes regiões do País e em diferentes períodos que voam de março do ano passado a junho deste ano.



