Vinicius Novaes   |   22/09/2020 11:03

Sebrae divulga medidas de saúde para transporte e logística

Medidas foram elaboradas pelo Sebrae com a ajuda de autoridades de saúde

Com o objetivo de disseminar as principais práticas de segurança e saúde para os setores de transporte e logística, o Sebrae elaborou um protocolo com informações específicas para as áreas. O material tem o intuito de orientar o pequeno negócio do segmento de logística e transporte, na retomada ou continuidade de suas atividades nesse novo contexto.

O conteúdo é baseado em informações oficiais de instituições nacionais e internacionais, tais como Organização Mundial da Saúde (OMS), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Associação Nacional de Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Ministério da Economia, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Confederação Nacional de Transporte (CNT) e Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest e Senat).

O conteúdo se preocupa primeiramente com a segurança e a saúde: pública, de trabalhadores, gestores e clientes, trazendo também informações para que o consumidor conheça as boas práticas do setor e se sinta confiante para voltar à rotina de consumo. São destacadas orientações para as empresas de logística e transporte de pequenas cargas, que envolvem last mile, log, valores, pequenos centros de distribuição, autônomos e pequenas transportadoras.

Confira abaixo as orientações do Sebrae

Para o transporte:
- Planeje um espaço separado para a recepção de mercadorias, estoques e outros insumos. Denomine esse espaço de área suja. Este deve ser limpo numa frequência maior e pelo menos duas vezes ao dia;

- Imediatamente após a chegada de mercadorias, insumos ou mesmo recepção de fornecedores, proceda à limpeza e desinfecção de mercadorias;

- Todos os dias deve ser borrifado álcool 70% na área de estoque. Além disso, devem ser instalados pontos de distribuição da substância em locais de destaque;

- Em relação aos veículos que fazem as entregas, é primordial que seja feita limpeza na parte interna do meio de transporte, assim como as áreas externas onde há mais contato, tais como maçanetas e fechaduras. Pode ser usado álcool 70% ou solução de água com água sanitária;

- Instale dentro do veículo dispensers para desinfetantes de mão (álcool em gel 70%). Eles devem ficar em locais de destaque;

- Fale sobre a importância de limpar canetas, celulares e outros materiais de apoio nas viagens;

- Revise a manutenção e os filtros de ar condicionados dos caminhões, proceda a higiene e desinfecção antes das viagens e faça trocas com maior frequência dos filtros.

Para os colaboradores:
- Os colaboradores devem ter um local para higienização das mãos e medidas para higienização das solas do sapato, como borrifador com álcool 70% ou tapete com desinfetante;

- Para maior conforto e segurança dos colaboradores, reserve um espaço para alimentação, com pia, água e sabão. O fluxo de pessoas deve obedecer escalas para evitar aglomeração;

- Providencie instrumentos para a medição de temperatura dos colaboradores e terceiros antes do início da jornada de trabalho e realização das viagens;

-Certifique-se de que funcionários tenham acesso a locais onde possam lavar as mãos com água e sabão;

- O profissional responsável pelo recolhimento do lixo deve estar paramentado com luvas e máscara reutilizável.

Para os clientes:
- É hora de restabelecer a confiança para que o seu cliente sinta segurança em seus serviços. Deixe claro todas as medidas de segurança que estão sendo adotadas no seu negócio;

- Utilize as redes sociais e comunique aos seus clientes os procedimentos operacionais de abertura e/ou continuidade do seu negócio;

- Restrinja o número de pessoas na recepção da empresa e nos locais de armazenamento de cargas e mercadorias, de forma que as distâncias recomendadas sejam mantidas;

- Prepare sua empresa e disponibilize, caso seja possível, horários específicos para atendimento a pessoas de grupos de risco e outras dificuldades;

- Para o pagamento, é importante que seja instalada uma barreira de vidro/acrílico entre os clientes e colaboradores. A maquininha de cartão deve ser encapada por papel filme e higienizada a cada operação

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