Turismo tem ajudado comunidades a enfrentar crise de covid-19
Segundo a pesquisa da OMT, o setor intensificou seu apoio aos trabalhadores e comunidades no mundo todo.
À medida que o setor enfrenta uma crise sem precedentes, o Comitê Mundial de Ética no Turismo (uma subsidiária da Organização Mundial do Turismo) analisou as medidas adotadas pelas empresas e associações comerciais para mitigar o impacto da pandemia. A partir da análise das ações do setor privado em 25 países, a pesquisa revelou que os empregadores estão intensificando seu apoio aos trabalhadores e às comunidades em que atuam.
O secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, elogiou a iniciativa e aconselhou os governos a trabalharem com empresas privadas para garantir os empregos e meios de subsistência. "Os governos não devem abolir os recursos já alocados ao Turismo em seus orçamentos para 2020. As administrações do Turismo também precisam comunicar ao público o que está sendo feito pela sociedade nesses tempos difíceis".
De acordo com o estudo, as empresas estão fornecendo ajuda psicológica 24 horas para seus funcionários, seguro médico, treinamentos e vídeos motivacionais. Algumas companhias também estão oferecendo hospedagem e alimentação gratuitas para funcionários de outros países e suas famílias.
Além de criar plataformas para doações e voluntariado, a indústria do Turismo concedeu alimentos e suprimentos aos trabalhadores que estão na linha de frente no combate ao coronavírus e doações monetárias a famílias carentes e comunidades rurais. Os hotéis disponibilizaram suas acomodações gratuitamente para profissionais da saúde e pacientes diagnosticados com covid-19 e as empresas de transporte ofereceram seus veículos para transportar equipamentos médicos aos hospitais.