Beatriz Contelli   |   26/05/2020 17:31

Secretaria do Turismo apresenta ações para auxiliar setor

Entre as medidas, agentes financeiros facilitarão créditos emergenciais para os empresários do turismo

Com o intuito de apresentar ações federais para auxiliar na retomada do turismo diante da pandemia do coronavírus, a Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú e o Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, com o apoio do Consórcio de Turismo da Costa Verde & Mar, realizaram na última segunda-feira (25) um bate-papo on-line com o tema “Selo Turista Protegido e Liberação do Recurso para Preservação do Turismo Brasileiro”, ministrado pelo Secretário Nacional de Integração Interinstitucional do Ministério do Turismo, Bob Santos.
Divulgação
Entre as ações, agentes financeiros irão facilitar créditos emergenciais para os empresários do setor
Entre as ações, agentes financeiros irão facilitar créditos emergenciais para os empresários do setor
Uma das ações promovidas pelo Ministério do Turismo é a medida provisória do recurso para preservação do turismo brasileiro. A ação terá a participação de agentes financeiros de todo o país, que irão facilitar créditos emergenciais para os empresários do setor. Em Santa Catarina, as agências credenciadas são a Agência de Fomento de SC (BADESC) e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), que receberão a primeira rodada da distribuição de recursos nesta semana.

Os empresários e prestadores de serviço do turismo poderão entrar em contato com as agências e pedir o financiamento de capital de giro com juros de 5% ao ano + INPC com prazo de 60 meses e carência de 12 meses. Os Guias de Turismo poderão ter acesso ao crédito através do MEI. “A gente entende a ansiedade e a escalada de desemprego, por isso o Ministério do Turismo conseguiu o credito no prazo de 45 dias, para ajudar o setor a se reerguer”, ressalta Bob Santos.

O Ministério do Turismo também lançará, a partir do dia 1º de junho, um “Selo Turista Protegido” para identificar locais e equipamentos turísticos com boas práticas em questões sanitárias. Para obter a certificação, o empreendedor e prestador de serviço deverá fazer o seu cadastramento utilizando o mesmo login do Cadastur, aceitar o termo de autodeclaração de cumprimento das obrigações e condições de protocolos sanitários e imprimir o certificado. No selo constará um QRCode, onde o cliente poderá acessar os protocolos permitidos, fazer sugestões e qualificar o local.

De acordo com a presidente do BC Convention, Margot Rosenbrock Libório, as ações fortalecerão a retomada do turismo na região. “Temos uma região turística muito forte que está disposta a voltar a trabalhar e acredito que o Fundo Geral do Turismo irá auxiliar os empresários que têm interesse na busca de crédito, para que a nossa retomada seja o mais breve possível", ressalta.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados