Governo publica MP que garante R$ 5 bilhões ao Turismo, via Fungetur
Governo publica MP que garante R$ 5 bilhões ao Turismo, via Fungetur. Ministro comemora

Trata-se de um crédito extraordinário para atender as empresas do setor de Viagens e Turismo, 100% sob supervisão do Fundo Geral de Turismo, o Fungetur. Era a grande reivindicação de entidades de todo o Turismo, que mostravam ao ministério que o fôlego financeiro das empresas de Turismo estava se encerrando.
Chamada de A Hora do Turismo, a MP é uma conquista do setor, especialmente negociada pelo ministro Marcelo Álvaro, com empenho de seu time, como o secretário executivo Daniel Nepomuceno. A presidente da Abav, Magda Nassar, comemorou e disse que a MP é um passo importante que completa as medidas do governo para preparar o Turismo para a retomada.
Esta semana, entidades do setor, como Resorts Brasil, Unedestinos, ABIH, Fohb, FBHA, Sindepat, BLTA e Adibra, publicaram pesquisa mostrando que 79% dos associados tinha fôlego financeiro para apenas mais dois meses. A presidente da Resorts Brasil, Ana Biselli, reforçava a importância dessa medida, que saiu hoje.
DIA DO TURISMO
O anúncio foi feito pelo ministro no Dia Nacional do Turismo (hoje, 8 de maio). Ele prometeu todos os detalhes em breve, mas a liberação deve ser via Caixa. Um outra medida, via BNDES, está sendo negociada para o setor aéreo.
A MP 963 atende a todos os cadastrados no Cadastur, o cadastro único do MTur. “Essa é a maior liberação de recursos da história para o Turismo, o que mostra o compromisso do governo federal, especialmente do presidente Jair Bolsonaro, com nosso setor”, disse o ministro.
O objetivo é garantir a saúde financeira das empresas, e os empregos de milhões de trabalhadores dessa indústria.
“Desde os micro empreendedores, o guia de Turismo e os donos de resorts. Esse fundo garantidor é um grande avanço. Seguimos na luta pelo Turismo, respeitando todos dessa cadeia e também o consumidor. Tenho certeza que juntos vamos garantir que o Turismo estará pronto para se reerguer quando a pandemia passar. Agora é trabalhar pela retomada”, disse o ministro em vídeo. Assista abaixo.