Vinicius Novaes   |   06/04/2020 11:22
Atualizada em 06/04/2020 11:34

CNC projeta queda de R$ 738 milhões nas vendas da Páscoa

Faturamento do varejo deve alcançar R$ 1,598 bilhões esse ano, contra R$ 2,336 bi no período passado

Com a crise do novo coronavírus, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que as vendas da Páscoa deste ano registrem uma queda histórica de 31,6% em relação a 2019, o que representaria uma perda de R$ 738 milhões.

De acordo com o estudo, o faturamento do varejo deve alcançar R$ 1,6 bilhão esse ano, contra R$ 2,3 bi no período passado. Segundo o presidente da CNC, José Roberto Tadros, o cenário, inimaginável no início do ano, é resultado das restrições ao consumo impostas pelo isolamento social.

"Os efeitos da pandemia de Covid-19 restringiram dramaticamente o fluxo de consumidores nas lojas. Há registro de quedas de 35% no comércio de rua e de 50% nos shopping centers ao longo do mês passado (março)", afirma.

Divulgação
José Roberto Tadros, da CNC
José Roberto Tadros, da CNC
Com relação aos impactos econômicos, Fabio Bentes, economista da CNC responsável pelo trabalho, chama atenção para o aumento do dólar e a aversão ao crédito, por parte do consumidor, para o consumo dos produtos considerados não essenciais, por mais que sejam fatores que, normalmente, não ajudem a alavancar a renda.

"Estes acabam sendo problemas de menor magnitude perto dos efeitos negativos que a crise deverá provocar sobre o mercado de trabalho e, consequentemente, sobre a confiança dos consumidores quanto ao consumo não essencial", diz.

Clique aqui para ver o estudo completo da CNC

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