Fique em casa, mas viaje em breve, diz OMT em mensagem
Fique em casa, mas viaje em breve, diz OMT em mensagem sobre a crise do covid-19 e seu efeito no Turismo
O secretário geral da Organização Mundial do Turismo (OMT ou UNWTO na sigla em inglês), Zurab Pololikashvili, também escreveu uma carta aberta ao mercado, como o WTTC, abordando a crise mundial causada pelo novo coronavírus, o covid-19.
?“À medida que a situação do covid-19 evolui, a Organização Mundial do Turismo (UNWTO) observa que restrições de viagens totais ou parciais foram e continuarão a ser introduzidas por todo o mundo. São decisões tomadas tendo a saúde pública como preocupação número um.
Essa pandemia afeta todos os níveis da sociedade e estamos do lado dos afetados nesses tempos. O impacto da pandemia na desaceleração de economias fez o Turismo particularmente vulnerável, se tornando o setor mais fortemente afetado até o momento.
Com 80% do setor formado por pequenas e médias de empresas, milhões de vidas no mundo estão vulneráveis.
COLOCANDO AS PESSOAS NA FRENTE
As pessoas e seu bem estar precisam vir em primeiro lugar. A OMT continua a trabalhar bem perto da Organização Mundial da Saúde (OMS/WHO) para uma resposta colaborativa mais ampla ao covid-19. Depois de uma reunião de cúpula na sede da OMS em Genebra (em 10 de março), destacamos a importância da cooperação e da liderança forte nesses tempos difíceis.
Esse é um desafio de todos e devemos ser parte da solução. Todos os viajantes, seja em missões humanitárias vitais, em negócios essenciais ou para manter as redes de suprimentos funcionando, têm responsabilidade consigo mesmo e com os outros. Não pode haver desculpas ou exceções se todos ao redor do mundo estão vivendo a partir de suas responsabilidades. Se você viajar, mantenha-se seguro e siga as medidas simples mas efetivas em vigor.
OPERAÇÕES DA OMT
A OMT implementou protocolos de saúde pública baseados nas recomendações da OMS, e estamos seguindo as instruções do governo da Espanha, onde estamos baseados. Todos os eventos da OMT até 30 de abril foram suspensos e serão remarcados, baseados nas recomendações de especialistas.
Os colaboradores da OMT trabalharão em casa até o final de março, pois é nossa responsabilidade social cuidar da segurança e bem estar deles e suas famílias.
Fique em casa – mas viaje em breve!
O Turismo está posicionado para liderar a recuperação futura. Nosso setor gera empregos que as pessoas precisam para se recuperarem e vai guiar o crescimento econômico que ajudará as comunidades e países na recuperação.
Mas por ora, precisamos ser pacientes e ficar prontos.
Ao ficarmos em casa hoje, nós poderemos viajar amanhã. E viajando em breve ajudaremos a criar e manter empregos, celebrar a cultura e promover a amizade e a compreensão internacional.
Zurab Pololikashvili, secretário geral da OMT"
Saiba mais em www.unwto.org.