Empregos em setores do Turismo crescem 3,7% em 2019
O número de empregos nos segmentos de alojamento e alimentação cresceu 3,7% em 2019, na comparação com o ano anterior, de acordo com dados da Pnad Contínua.
O número de empregos nos segmentos de Alojamento e Alimentação cresceu 3,7% em 2019, na comparação com o ano anterior. Os dois ramos ligados ao setor do Turismo ocuparam um total de 5,5 milhões de trabalhadores no ano passado, avanço associado principalmente aos serviços de Alimentação. Divulgados nesta sexta-feira (31) pelo IBGE, os dados integram a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua).
A categoria "Outros Serviços", que também inclui atividades relacionadas ao Turismo, também apresentou alta no número de trabalhadores: de 19,9%, em relação a 2014, e de 30,9%, na comparação com 2012. Em âmbito nacional, a taxa de desemprego no Brasil caiu 11% no último trimestre de 2019.
“Esses resultados demonstraram uma perspectiva otimista e crescente de que estamos no caminho certo. O turismo no centro da agenda estratégica do Brasil proporciona isso. Vivemos um momento único, que oferece uma excelente oportunidade ao nosso país. Trabalhamos exatamente para gerar oportunidades à população, seja com empregos, renda ou inclusão social”, ressaltou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.
Na comparação entre o trimestre outubro-dezembro de 2019 e o mesmo período de 2018, houve crescimento de empregos nos seguintes grupamentos: Alojamento e Alimentação (5,2% - mais 282 mil pessoas, maior alta no período), seguido de Outros Serviços (4,5% - mais 221 mil pessoas) e Indústria (3,3% - mais 388 mil pessoas).