MTur implementa projeto para revitalizar patrimônios culturais
O Ministério do Turismo negocia com o Governo de Portugal a implementação de um projeto de conservação e valorização do patrimônio público.
O Ministério do Turismo negocia com o governo de Portugal a implementação de um projeto de proteção e aproveitamento turístico de imóveis da União com valor arquitetônico, patrimonial, histórico e cultural que não sejam devidamente explorados. De origem portuguesa, o “Programa Revive” tem o intuito de conservar e valorizar o patrimônio público a fim de diversificar a oferta turística nacional.
“O Brasil possui diversos patrimônios públicos subutilizados, até mesmo depredados, em adiantado estado de degradação. A ideia é trabalhar na recuperação desses imóveis através da realização de investimentos privados, por meio de concessões. Em hipótese alguma a visitação pública será proibida”, explica o secretário nacional de Integração Interinstitucional do MTur, Bob Santos.
Devido ao avanço dos acordos entre Brasil e Portugal, será criado um Comitê Gestor Nacional do Revive Brasil, composto por representantes do MTur; da Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU), ligada ao Ministério da Economia; e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
O programa, que segue em fase de análise pelos órgãos envolvidos, será apresentado durante o Seminário Internacional Patrimônio + Turismo: potencial econômico do Patrimônio em sua dimensão turística e o 6º Encontro Brasileiro de Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial, que serão realizados entre 23 e 25 de outubro, em Porto Alegre (RS).