Presidente do Fornatur avalia novo momento do grupo
Hugo Paiva, que também é secretário adjunto de Turismo do Maranhão, comemora a recente aproximação com o Ministério do Turismo e a Embratur
O atual presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Hugo Paiva, avalia positivamente o novo momento do grupo, que participou de uma reunião nesta terça-feira em São Paulo. Segundo o executivo, que também é secretário adjunto de Turismo do Maranhão, destacou a atual proximidade do Fornatur com o Ministério do Turismo e a Embratur.
“O Fornatur completou 20 anos em 2019 e tivemos avanços consideráveis porque nos aproximamos do MTur e da Embratur, entregando uma carta com sete principais entraves para o Turismo no Brasil. A lista incluiu itens como a política de céus abertos, capital estrangeiro nas aéreas e isenção de visto para mercados potenciais enquanto emissores, pois são temas que vão alavancar a atividade turística no Brasil”, comenta Paiva.
“Participaram da reunião, aqui no Expo Center Norte, 25 secretários e dirigentes, ou seja, apenas dois faltosos, além de recebermos o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, e o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. O Fornatur está bastante prestigiado e o objetivo daqui para frente é desenhar junto com esses órgãos as políticas públicas para o Turismo nos Estados.”
Sobre as expectativas para os próximos meses, o presidente do grupo está otimista. “Acredito que a economia é cíclica, com altos e baixos, mas destravando aspectos importantes a atividade econômica poderá deslanchar. A atividade do Turismo gera um em cada cinco empregos no mundo, sendo o setor que responde mais rápido a investimentos. Estamos muito esperançosos com a retomada no Brasil”, encerra.
Amanhã todos participam da abertura da Abav Expo 2019, a partir das 10h, também no Expo Center Norte.