Dia dos namorados deve movimentar R$ 1,64 bi no comércio
Dia dos namorados é a 6ª data que mais movimenta o comércio brasileiro. Esse ano, a expectativa de rendimento no comércio é de R$ 1,64 bilhão
O comércio varejista deve ter uma alta de 1,9% nas vendas com o dia dos namorados deste ano, com expectativa de movimentação de R$ 1,64 bilhão. O número, divulgado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), compara o mesmo período do mercado no ano passado.
A data, que é a 6ª mais importante para o comércio no Brasil, está se recuperando nas vendas pelo terceiro ano após duas quedas: -1,1% em 2015 e -4,9% em 2016.
SEGMENTOS MAIS FORTES
No comércio, o setor que mais se beneficia com o dia dos namorados é o de vestuário e acessórios, responsável por 37,4% das vendas no período. Este ano, a alta prevista é de 3,1%, com movimentação de R$ 611 milhões. Em seguida, estão os hiper e supermercados (com alta de 1,8% e rendimento de R$ 553,1 milhões) e os artigos de uso pessoal e doméstico (2,2% e R$243,4 milhões).
DESCONTOS ATRAEM CONSUMIDOR
A CNC considera que o varejo deve investir em promoções melhores que as oferecidas no ano passado, fazendo com que os preços sejam reduzidos em 3% no vestuário e cosméticos, -2,6% em tênis e maquiagens e -2,4% em bolsas. As excursões, porém, podem sofrer uma alta de 16,4%.
“Se por um lado o comportamento dos preços deverá garantir o terceiro crescimento anual consecutivo no faturamento real do varejo com a data, as condições de crédito, certamente, impedirão um avanço mais significativo das vendas”, aponta o economista-chefe da CNC, Fabio Bentes.