Da Redação   |   25/06/2019 10:50

Confiança do consumidor cresceu entre maio e junho

O índice de confiança do consumidor brasileiro cresceu 1,9 ponto de maio para junho deste ano, segundo medição da Fundação Getulio Vargas


Índice de confiança do consumidor brasileiro cresceu 1,9 entre maio e junho deste ano
Índice de confiança do consumidor brasileiro cresceu 1,9 entre maio e junho deste ano
DA AGÊNCIA BRASIL

O índice de confiança do consumidor, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV) cresceu 1,9 ponto na passagem de maio para junho, chegando a 88,5 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos. A alta interrompeu uma sequência de quatro quedas consecutivas. Apesar disso, segundo a FGV, o índice se mantém em patamar baixo em termos históricos.

O avanço foi provocado pela alta do Índice de Expectativas, que mede a confiança dos consumidores no futuro e que cresceu 3,2 pontos de maio para junho, para 99,7 pontos. O componente relacionado à evolução da situação financeira das famílias foi o que mais contribuiu para a alta da confiança no mês (mais 8,1 pontos).

A satisfação dos consumidores em relação ao presente, medida pelo Índice da Situação Atual, se manteve estável de maio para junho e as expectativas em relação aos próximos meses melhoraram. O indicador que mede o grau de satisfação com a economia subiu 0,9 ponto, mas as avaliações sobre a situação financeira das famílias pioraram 0,8 ponto.

De acordo com a pesquisadora da FGV Viviane Seda Bittencourt, com o mercado de trabalho avançando lentamente, os resultados ainda podem demorar a influenciar significativamente as percepções sobre a economia no momento.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados