Bolsonaro diz que vai vetar bagagem gratuita nas aéreas
Durante transmissão no Facebook, o presidente da República afirmou que a tendência é vetar a franquia de bagagem gratuita em voos domésticos
O presidente Jair Bolsonaro afirmou ontem (30), durante transmissão no Facebook, que pretende vetar a bagagem gratuita em voos domésticos. A volta da franquia sem custo nas companhias aéreas foi aprovada na semana passada pelo Congresso Nacional, mas ainda depende de Bolsonaro, que considera a decisão uma “batata quente” no seu colo. A Anac e o Cade já haviam recomendado o veto à proibição da cobrança de bagagem.
“A minha tendência é vetar e terá muita gente me criticando. Comentam que ao cobrar a bagagem o preço da passagem não diminuiu, mas naquela época, por coincidência, aumentou o preço do petróleo lá fora e o dólar variou”, justifica o presidente.
“Alguns dizem que eu devo vetar e outros, sancionar. Dizem que se eu vetar, estarei fazendo o jogo das companhias aéreas, e se eu sancionar, estou ajudando o passageiro”, desabafou.
Durante a transmissão, foi levantado que o fato de não se cobrar pela bagagem pode atrapalhar a entrada de empresas low costs no Brasil e que a ideia é abrir o mercado. Bolsonaro destacou a necessidade da reforma da previdência ser aprovada para aumentar a confiança de investidores e empresas.
Veja a transmissão na íntegra abaixo: