Líderes do Turismo no Mercosul reúnem-se na Argentina
Seis países foram representados na XXII Reunião de Ministros de Turismo do Mercosul.
O evento serviu também como ocasião para pactuar o compromisso dos países presentes com a formulação de uma estratégia de divulgação de atrativos, com oferta de roteiros integrados e o envolvimento dos setores público e privado. Também foram acertadas ações voltadas à facilitação do trânsito de viajantes, a partir de políticas fronteiriças coordenadas, além do planejamento de uma rede aérea e fluvial que potencialize o aproveitamento de destinos turísticos.
Responsável por representar o Brasil, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, destacou o empenho brasileiro por avanços. "O Turismo no Brasil agora está entre as prioridades, no centro da agenda econômica. E queremos integração, por exemplo, na conectividade aérea. A meta é trabalhar essa cooperação de forma inteligente, para que a gente consiga, sobretudo, trazer viajantes mais distantes para fazer rotas integradas", afirmou.
O ministro falou ainda sobre outros dois assuntos. O primeiro deles foi o Turismo náutico, área onde o ministério estuda a integração de rotas marítimas e fluviais. E o segundo foi um plano de financiamento de infraestruturas destinadas à consolidação do Caminho das Missões Jesuíticas, roteiro religioso que une vários países do Mercosul e já é considerado um dos principais produtos turísticos do bloco econômico.
Na reunião, os ministros também firmaram apoio à candidatura conjunta de Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai como sede da Copa do Mundo de 2030, como forma de incrementar o Turismo e a economia macrorregional.