Turismo paulista registra alta no índice de empregos e vagas
Transportes e hospedagem conduzem alta no número de vagas formais, embora o setor de hospitalidade tenha apresentado baixa

O setor de transportes, com destaque aos modais aéreos, foi o maior condutor da alta, com 571 vínculos. O setor de eventos registrou 192 empregos formais. O único segmento que obteve saldo negativo foi o de hospedagem, com 36 vagas eliminadas.
Apenas uma das sete atividades analisadas sofreu queda no número total de empregos formais em comparação com agosto do ano passado: a de comércio direcionado (-2,1%). Por outro lado, os segmentos de agências de viagens e operadoras (1,6%) e de eventos (0,7%) apontaram as maiores variações na mesma base de comparação, com a abertura, respectivamente, de 402 e 123 vagas celetistas.

Para finalizar, a assessoria econômica da Fecomercio-SP acrescenta que, apesar dos bons resultados vistos no mês, o momento pede de cautela antes de afirmar uma possível trajetória de alta. "O País ainda vive um período longo de instabilidade, após impactos da greve dos caminhoneiros, e o ano ainda é de incertezas quanto ao crescimento econômico e variações cambiais. Há desempenhos melhores do que os vistos em 2017, mas é um ritmo ainda de reação do mercado de trabalho", comunica.