Novo Consulado dos EUA no Rio deve ser inaugurado em 2026; veja fotos
Novo espaço chega para substituir a antiga sede, de 1952, localizada na Avenida Presidente Wilson

Em meio a rumores de que os Estados Unidos estariam avaliando o fechamento de consulados em todo o mundo, as obras do novo Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro seguem em ritmo acelerado! O novo espaço, que terá cerca de 15 mil metros quadrados, ficará ao lado da Cidade Administrativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, na Cidade Nova, na Zona Central do Rio de Janeiro. e deve ser inaugurado no ano que vem!
Veja abaixo as projeções do futuro Consulado dos EUA no Rio de Janeiro
O novo Consulado, de 15 mil metros quadrados, chega para substituir a antiga sede, que foi inaugurada em 1952, e irá gerar em torno de 1,5 mil novos empregos. O investimento chega a R$ 3 bilhões na nova sede que está a cerca de 3,5 quilômetros do local atual. Serão US$ 190 milhões investidos apenas em salários, materiais e consultorias.
As imagens divulgadas pela Richärd Kennedy Architects, escritório de arquitetura responsável pelo projeto, revelam que o novo Consulado dos Estados Unidos será composto por duas torres, que serão conectadas por áreas sociais feitas em vidro, lembrando o icônico Bondinho do Pão de Açúcar. E o que não vai faltar serão espaços confortáveis, iluminados, com materiais de primeira linha, e repleto de requintes de luxo.

Ainda não se sabe quais serão os departamentos que ocuparão cada torre, mas todos os serviços do espaço atual, localizado na Avenida Presidente Wilson, a quase quatro quilômetros da futura sede, serão devidamente transferidos. Em outras palavras, solicitantes do visto terão um novo endereço para visitar no Centro do Rio, embora o CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante do Visto) permaneça no mesmo local, no Humaitá, Zona Sul do Rio.
A expectativa é de que 280 mil pessoas/ano circulem pela nova sede que, além de ter um design inspirado na cidade do Rio de Janeiro, será totalmente sustentável, com direito a paisagismo com vegetação tropical e jardins aquáticos, bem como foco em sustentabilidade, eficiência energética e segurança.