Minas Gerais lança novas rotas e fortalece Turismo da Fé na MTM 2025
Secult-MG apresentou um resumo dos itinerários e o projeto do Passaporte da Esperança

BELO HORIZONTE (MG) - O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), participou mais uma vez da MTM (Minas Travel Market). Este ano, a secretaria chegou com o lançamento de novas rotas turísticas e a ampliação das ações voltadas ao Turismo da Fé.
Em sua participação na feira, a Secult-MG trouxe um estande para falar exclusivamente de Turismo religioso e neste espaço realizou o lançamento do Passaporte da Esperança, iniciativa da Arquidiocese de Belo Horizonte em preparação para o Jubileu de 2025. O projeto propõe um circuito por 19 igrejas da capital mineira, reforçando a importância do patrimônio religioso como atrativo turístico.
A Secretaria também chamou atenção para o lançamento de novas rotas turísticas pelo Estado. São roteiros estruturados em parceria com Sebrae Minas, Codemge e instituições regionais que visam promover destinos e integrar regiões. Foram apresentadas:
- Rota Caparaó Mineiro, passando por Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Caparaó e Espera Feliz;
- Rota Vulcânica, que liga Poços de Caldas, Caldas e Andradas, no Sul de Minas;
- Rota Estrada Cênica da Cordilheira do Espinhaço, conectando onze municípios entre Lagoa Santa e Diamantina.
As ações fazem parte de uma política de fortalecimento do Turismo como vetor de desenvolvimento. Apenas em fevereiro, mais de R$ 6 milhões foram repassados a 581 cidades por meio do ICMS Turismo, segundo o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.