Cidade inteligente, dos eventos, lazer e negócios: as estratégias de promoção de BH
Bárbara Menucci, presidente da Belotur, destacou números deste início de ano e os objetivos de sua gestão

BELO HORIZONTE (MG) - Capital de bares e botecos, cidade inteligente, criativa, dos eventos e com propósito. Belo Horizonte vem trabalhando em várias frentes para se consolidar como um destino completo. Por meio da Belotur, empresa municipal de Turismo da capital mineira, a cidade espera um 2025 de crescimento, atraindo brasileiros e estrangeiros para conhecer uma Beagá que recebe todos os perfis.
Bárbara Menucci, presidente da Belotur, destacou um 2024 forte no Turismo da cidade e o trabalho que a empresa vem fazendo com B2B e B2C, esperando se consolidar como um destino que une lazer e negócios com criatividade, hospitalidade e uma agenda intensa de eventos o ano todo.
"Belo Horizonte vive um momento vibrante no turismo, impulsionado por grandes eventos e por uma política pública sólida de incentivo ao setor. O calendário cultural de BH segue aquecido e, desde 2018, a Belotur mantém uma política pública estruturada de fomento ao setor de eventos por meio do edital de apoio e patrocínio"
Bárbara Menucci, presidente da Belotur
Neste sentido, Bárbara celebrou um início de 2025 com sinais positivos para o turismo local. Nos primeiros meses do ano, a taxa média de ocupação hoteleira foi de 53%, representando um crescimento em relação ao mesmo período de 2024. A movimentação nos principais pontos de entrada da cidade também foi intensa: a rodoviária registrou fluxo de 1,24 milhão de passageiros e o BH Airport, 1,28 milhão.
E o carnaval, é claro, foi relembrado pela presidente da Belotur, que trabalha para promover uma festa segura. Neste ano, foram mais de seis milhões de foliões, gerando cerca de R$ 1,2 bilhão em movimentação econômica.
Unindo lazer e negócios na capital mineira
De acordo com pesquisa realizada pelo Observatório do Turismo de Belo Horizonte no ano passado, os turistas que visitam a capital mineira apresentam um padrão de consumo diversificado.
Entre as principais atividades realizadas durante a estadia, destacam-se as visitas a museus e monumentos (19,9%), a compra de produtos artesanais (15,1%), a diversão noturna (13%) e os passeios em parques naturais (12%). Para Bárbara, esses dados evidenciam que, além dos serviços básicos como transporte e hospedagem, o turismo cultural e o lazer têm papel fundamental na experiência dos visitantes.
Por isso, a presidente da Belotur entende que Belo Horizonte vem se consolidando como um destino ideal para o bleisure travel — conceito que une viagens de negócios com momentos de lazer.
"A cidade oferece infraestrutura e atrativos que permitem aos viajantes estenderem sua permanência para aproveitar experiências turísticas, momentos de relaxamento e o contato com a cultura local, mesmo após cumprirem seus compromissos profissionais"
Bárbara Menucci, presidente da Belotur
Nesta linha, segundo Bárbara, o principal objetivo da Belotur nessa gestão é consolidar BH como um destino turístico inteligente, alinhado às melhores práticas nacionais e internacionais. Ainda, a Belotur está comprometida em ampliar o reconhecimento da capital mineira como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco e trabalhar o turismo com propósito, por meio de práticas alinhadas aos princípios ESG.
"Queremos que Belo Horizonte seja referência em segurança, hospitalidade e na oferta diversificada de experiências e atrativos"
Bárbara Menucci, presidente da Belotur
Trabalho com B2B, promoção no exterior e captação de voos

As estratégias de promoção da Belotur são divididas entre ações B2B e B2C. No B2B, o foco está na conexão com operadoras e agências de viagens por meio da presença em feiras e encontros do trade turístico, como acontece neste MTM 2025, quando Bárbara concedeu a entrevista ao Portal PANROTAS. "O objetivo em participar é incentivar a criação e a comercialização de produtos turísticos inovadores e atrativos", apontou.
Essa mesma estratégia está alinhada com a promoção de Belo Horizonte no exterior. Neste mês, por exemplo, Belo Horizonte marcou presença no WTCF Hong Kong Fragrant Hills Tourism Summit, um encontro dedicado ao turismo de cidades, realizado em Hong Kong. Na promoção lá fora, a Belotur também trabalha em parceria com a Embratur e a IGLTA (Associação Internacional de Turismo LGBTQIA+).
Com o objetivo em aumentar o turismo de estrangeiros em BH, o desafio é captar mais voos internacionais. "Precisamos diversificar e aumentar o volume de rotas. Trabalhamos para ampliar a nossa conectividade aérea, especialmente com países da América Latina", explicou.
Atualmente, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte tem voos diretos para seis países e é o único hub brasileiro com conexão direta para Curaçao. "Em 2024, mais de 114 mil voos foram operados, o que reflete o crescimento e o potencial da cidade como porta de entrada para turistas estrangeiros", finalizou Bárbara.