Suíça tem crescimento histórico de pernoites de brasileiros em 2024
Comparado ao período pré-pandemia, a presença de turistas do Brasil no país europeu cresceu 40%

O Turismo brasileiro na Suíça alcançou um crescimento histórico em 2024, com um aumento expressivo de 21,2% no número de pernoites, marcando um dos maiores avanços entre os mercados internacionais. Comparado ao período pré-pandemia, a presença de turistas brasileiros no país europeu cresceu 40%, consolidando o Brasil como uma das prioridades globais do Turismo da Suíça.
Cidades suíças preferidas por brasileiros
Os brasileiros têm preferência por cidades como Zurique e Genebra, principais portas de entrada no país, seguidas por Lucerna. Nas regiões montanhosas, St. Moritz e Zermatt se destacam entre os destinos mais visitados. Entretanto, o maior crescimento em 2024 ocorreu em Berna, com 37,7%, e Interlaken, com 39,3%. Ainda, o vilarejo de Grindelwald cresceu 15,7% em termos de pernoites.
“Os brasileiros se encantam cada vez com os nossos vilarejos e nossas montanhas para a prática de esportes. Além disso, a Suíça tem infraestrura necessária para receber os exigentes visitantes vindos do Brasil”
Fabien Clerc, diretor do Turismo da Suíça no Brasil
Turismo da Suíça no globo
O crescimento expressivo do Brasil contrasta com o cenário global do Turismo na Suíça. O Escritório Federal de Estatísticas (BFS) divulgou que o total de pernoites no país em 2024 chegou a 42,8 milhões, um aumento de 2,6% em relação ao ano anterior. Esse crescimento foi impulsionado, sobretudo, por mercados estrangeiros, como os Estados Unidos, que registraram um recorde de 3,5 milhões de pernoites (+13,9%). Por outro lado, houve quedas nos fluxos turísticos do Reino Unido (-4,1%) e dos países do Golfo (-4,4%).
Além disso, Fabien Clerc apontou que o inverno, temporada mais longa na Suíça, representa 31% das viagens no país. Já o verão, a temporada mais curta, corresponde a 22% do fluxo turístico. O outono, que tem uma duração maior do que o verão, responde por 23% do total de viagens. "As regiões suíças estão expandindo suas atrações no outono, e nossas paisagens alaranjadas serão um dos principais destaques em nossas comunicações nos próximos anos", afirma.
Apesar do cenário competitivo, a Suíça busca fortalecer seu Turismo por meio da estratégia "Travel Better" (Viajar Melhor), que prioriza a sustentabilidade, a distribuição equilibrada dos turistas ao longo das estações e o aumento da duração das estadas.