Itatiaia e Resende, no Rio de Janeiro, lançam calendário integrado de eventos
Objetivo é fortalecer a região, com eventos que incluem o Festival do Chocolate de Penedo, entre outros

A Setur-RJ e a TurisRio marcaram presença no lançamento dos calendários anuais de eventos dos municípios de Itatiaia e Resende, ambos localizados na região turística das Agulhas Negras. Na ocasião, o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, apresentou o panorama das ações de Turismo no Estado do Rio de Janeiro.
O evento contou com a presença de autoridades e representantes da cadeia produtiva do setor na região, além dos prefeitos de Itatiaia e Resende, Kaio Márcio e Tande Vieira, respectivamente. Na ocasião, o secretário Gustavo Tutuca apresentou o resultado das ações realizadas em 2024 e o planejamento estratégico dos projetos a serem desenvolvidos ao longo de 2025.
"A promoção do Estado e seus destinos, no mercado nacional e internacional foram destacadas aqui nesse encontro. Dados sobre agenda de eventos, chegada de turistas internacionais e recordes de público nos equipamentos turísticos do estado, também foram mostrados para fortalecer ainda mais o nosso setor. Acredito que essa ação integrada de lançar um calendário de eventos entre os municípios de Itatiaia e Resende vai abrir novas oportunidades e atrair ainda mais turistas para esta região", destacou o secretário Tutuca.
Calendário Anual de Eventos 2025
Durante a manhã, foram apresentados os principais eventos de atração do município de Itatiaia com destaque para o Festival do Chocolate de Penedo, apontado como novidade e aposta de atração no mês de abril. A ação integrada entre os dois municípios contou com uma cerimônia de lançamento, durante à tarde, em Resende. Esse é o primeiro passo para organizar os eventos e divulgar cada vez mais os municípios da região das Agulhas Negras.

"É um calendário para 12 meses, mas que pode sofrer alterações e abrir novas datas. O cronograma guiará as entidades e pessoas ligadas ao Turismo", ressalta o prefeito de Itatiaia, Kaio Márcio.
Os eventos movimentam toda a cadeia produtiva do Turismo em setores como hotelaria, bares e restaurantes, entre outros.
"Com esse calendário, os comerciantes vão conseguir se programar para esses eventos e oferecer um melhor serviço para a população, além de impulsionar a economia em torno da cadeia produtiva do setor", finalizou o prefeito de Resende, Tande Vieira.