Filip Calixto   |   11/02/2025 10:33
Atualizada em 11/02/2025 10:43

Empetur levará cultura pernambucana para o carnaval carioca

Participação no desfile da Viradouro ocorrerá no dia 02 de março de 2025, na Sapucaí, no Rio de Janeiro

Empetur/Hesíodo Góes
Por meio da Empetur, o governo de PE vai firmar um termo de fomento junto à atual campeã do carnaval carioca, incluindo intercâmbio cultural com shows da Unidos do Viradouro em Pernambuco e oportunidade de realização de eventos de divulgação turística do destino Pernambuco no Rio de Janeiro
Por meio da Empetur, o governo de PE vai firmar um termo de fomento junto à atual campeã do carnaval carioca, incluindo intercâmbio cultural com shows da Unidos do Viradouro em Pernambuco e oportunidade de realização de eventos de divulgação turística do destino Pernambuco no Rio de Janeiro

Pernambuco marcará presença no Carnaval do Rio de Janeiro em 2025 por meio de um intercâmbio cultural e turístico com a Unidos do Viradouro. A parceria foi anunciada ontem (10), durante encontro entre o presidente da Empetur (Empresa de Turismo de Pernambuco), Eduardo Loyo, a vice-governadora Priscila Krause e representantes da escola de samba carioca, no Palácio do Campo das Princesas.

O desfile da Viradouro deste ano terá como tema Raízes da Jurema - Malunguinho: o Mensageiro de Três Mundos, que contará a história de Malunguinho, um líder afro-indígena pernambucano, conhecido por sua atuação no Quilombo do Catucá, localizado entre a Região Metropolitana do Recife e a Zona da Mata Norte.

Através de um termo de fomento firmado entre a Empetur e a Viradouro, a parceria inclui um intercâmbio cultural com shows da escola de samba em Pernambuco e a realização de eventos de divulgação turística do estado no Rio de Janeiro. O governo estadual também garantirá a participação de 70 pernambucanos juremeiros no desfile, representando a cultura do estado na Sapucaí, uma das maiores vitrines culturais do país.

Priscila Krause destacou a importância de levar a história de Malunguinho para o palco do Carnaval carioca, ressaltando a oportunidade de apresentar as raízes e tradições de Pernambuco para o mundo. "É uma emoção muito grande poder contar um pouco do que é Pernambuco, das nossas raízes, das nossas tradições para o mundo inteiro", afirmou.

"A Empetur está buscando destacar o turismo de Pernambuco com toda a sua história e cultura. Através dessa parceria com a Viradouro, vamos levar o estado de Pernambuco para uma audiência global"

Eduardo Loyo, presidente da Empetur.

A parceria também visa destacar o Quilombo do Catucá e outros aspectos da história afro-indígena de Pernambuco, promovendo uma reparação histórica. Ana Paula Jones, presidente da Associação Raízes da Tradição, ressaltou a importância de retratar Malunguinho e agradeceu pelo apoio do Governo de Pernambuco. O carnavalesco da Viradouro, Tarcísio Zanon, também enfatizou a relevância do tema e sua visibilidade para o público.

O desfile ocorrerá no dia 2 de março de 2025 na Sapucaí. A parceria visa impulsionar o Turismo criativo, promovendo a cultura popular pernambucana em uma vitrine internacional.

A secretária de Cultura, Cacau de Paula, ressaltou a importância da representatividade de Malunguinho no Carnaval do Rio. "Levar a nossa cultura popular para o desfile de uma escola de samba do Rio é uma oportunidade única de reparar historicamente a importância desse líder pernambucano", afirmou.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados