Empetur levará cultura pernambucana para o carnaval carioca
Participação no desfile da Viradouro ocorrerá no dia 02 de março de 2025, na Sapucaí, no Rio de Janeiro
![Por meio da Empetur, o governo de PE vai firmar um termo de fomento junto à atual campeã do carnaval carioca, incluindo intercâmbio cultural com shows da Unidos do Viradouro em Pernambuco e oportunidade de realização de eventos de divulgação turística do destino Pernambuco no Rio de Janeiro](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/440004/4ccc9409173c397f30deef42f6bfcec2hesiodogoessecom/0,111,1600,955/1206,720,0.45/0/default.jpeg)
Pernambuco marcará presença no Carnaval do Rio de Janeiro em 2025 por meio de um intercâmbio cultural e turístico com a Unidos do Viradouro. A parceria foi anunciada ontem (10), durante encontro entre o presidente da Empetur (Empresa de Turismo de Pernambuco), Eduardo Loyo, a vice-governadora Priscila Krause e representantes da escola de samba carioca, no Palácio do Campo das Princesas.
O desfile da Viradouro deste ano terá como tema Raízes da Jurema - Malunguinho: o Mensageiro de Três Mundos, que contará a história de Malunguinho, um líder afro-indígena pernambucano, conhecido por sua atuação no Quilombo do Catucá, localizado entre a Região Metropolitana do Recife e a Zona da Mata Norte.
Através de um termo de fomento firmado entre a Empetur e a Viradouro, a parceria inclui um intercâmbio cultural com shows da escola de samba em Pernambuco e a realização de eventos de divulgação turística do estado no Rio de Janeiro. O governo estadual também garantirá a participação de 70 pernambucanos juremeiros no desfile, representando a cultura do estado na Sapucaí, uma das maiores vitrines culturais do país.
Priscila Krause destacou a importância de levar a história de Malunguinho para o palco do Carnaval carioca, ressaltando a oportunidade de apresentar as raízes e tradições de Pernambuco para o mundo. "É uma emoção muito grande poder contar um pouco do que é Pernambuco, das nossas raízes, das nossas tradições para o mundo inteiro", afirmou.
"A Empetur está buscando destacar o turismo de Pernambuco com toda a sua história e cultura. Através dessa parceria com a Viradouro, vamos levar o estado de Pernambuco para uma audiência global"
Eduardo Loyo, presidente da Empetur.
A parceria também visa destacar o Quilombo do Catucá e outros aspectos da história afro-indígena de Pernambuco, promovendo uma reparação histórica. Ana Paula Jones, presidente da Associação Raízes da Tradição, ressaltou a importância de retratar Malunguinho e agradeceu pelo apoio do Governo de Pernambuco. O carnavalesco da Viradouro, Tarcísio Zanon, também enfatizou a relevância do tema e sua visibilidade para o público.
O desfile ocorrerá no dia 2 de março de 2025 na Sapucaí. A parceria visa impulsionar o Turismo criativo, promovendo a cultura popular pernambucana em uma vitrine internacional.
A secretária de Cultura, Cacau de Paula, ressaltou a importância da representatividade de Malunguinho no Carnaval do Rio. "Levar a nossa cultura popular para o desfile de uma escola de samba do Rio é uma oportunidade única de reparar historicamente a importância desse líder pernambucano", afirmou.