Beatriz Contelli   |   17/01/2025 14:11

RN celebra melhor desempenho turístico do Brasil em novembro

Estado também superou a média nacional, com um crescimento de 4,1%


Divulgação
Praia de Pipa
Praia de Pipa

O Rio Grande do Norte encerrou novembro de 2024 com o melhor desempenho no setor de Turismo do Brasil, registrando um crescimento expressivo de 19,1% em relação ao mesmo mês de 2023. Os dados, divulgados pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, destaca o Estado como líder nacional, à frente de todas as outras unidades federativas pesquisadas regionalmente.

Esse avanço reflete o impacto direto do Turismo na economia potiguar, consolidando o setor como motor de desenvolvimento regional. No acumulado do ano, de janeiro a novembro, o Estado também superou a média nacional, com um crescimento de 4,1% frente à média nacional, que apurou 3,2% registrados no Brasil.

A secretária estadual de Turismo, Solange Portela, comemorou os resultados, destacando os esforços contínuos para promover o Rio Grande do Norte como destino turístico de excelência:

"Esses números são um reflexo do trabalho conjunto entre o governo e o setor privado. Apostamos em infraestrutura, divulgação e parcerias estratégicas para fortalecer o turismo em nosso estado. Esse crescimento não apenas atrai mais visitantes, mas também gera empregos, movimenta a economia e posiciona o RN no cenário nacional e internacional como um destino de destaque".

O desempenho do Rio Grande do Norte se destaca ainda mais quando comparado aos números nacionais. Enquanto o Turismo brasileiro cresceu 9,2% em novembro e 2,9% no acumulado do ano, o RN liderou com ampla margem, demonstrando a força de sua política de valorização dos atrativos locais.

Cenário nacional e perspectivas

No âmbito nacional, o setor de serviços como um todo registrou aumento de 2,9% em novembro de 2024 em relação ao mês anterior. No entanto, o transporte de passageiros apresentou retração de 3,4% em comparação com outubro, embora tenha acumulado alta de 16% em relação a novembro de 2023.

O transporte de cargas, por sua vez, teve recuo de 1,4% no mês, mas ainda se mantém 34,2% acima dos níveis de fevereiro de 2020, antes da pandemia. Esses dados reforçam o cenário desafiador para alguns segmentos do setor de serviços, ao mesmo tempo que evidenciam a recuperação robusta do Turismo, com o Rio Grande do Norte liderando essa retomada.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados