Empresários de Trancoso (BA) criam organização para garantir Turismo sustentável
Objetivo da OTT é auxiliar no planejamento cívico de longo prazo do destino no litoral baiano
Trancoso, no litoral da Bahia, é conhecido, principalmente, por ser um destino que combina luxo e sofisticação, mas também simplicidade rústica, com um olhar para a sustentabilidade.
Por lá são vários os resorts que entregam uma experiência de alto padrão alinhada a práticas sustentáveis, buscando, de fato, um Turismo sustentável, com o objetivo de minimizar os impactos negativos ao meio ambiente, à cultura e às comunidades locais, promovendo benefícios econômicos e sociais para a região.
Entre eles está o Uxua Casa Hotel & Spa, criado por Bob Shevlin e Wilbert Das, que oferece uma estada para quem quer se sentir parte de Trancoso, sem deixar de lado o padrão luxuoso – já que é um hotel 5 estrelas –, e oferecendo uma série de pilares que vão de encontro com o Turismo sustentável, como fornecer educação aos funcionários e habitantes locais, utilização de alimentos produzidos no próprio hotel, apoio a diferentes ONGs, entre outras ações.
Com esta forte relação não só com Trancoso, mas com a sustentabilidade em si, Shevlin, que é um ativista de longa data, juntamente com empresários de outros empreendimentos do destino, criou a OTT – Organização Turismo de Trancoso, com o propósito de, em parceria com o setor público, auxiliar no planejamento cívico de longo prazo por meio do compartilhamento da experiência da indústria e conhecimento local.
A organização de empresas e trabalhadores da hospitalidade de Trancoso tem como objetivo garantir o desenvolvimento sustentável do Turismo, atraindo para a comunidade o máximo de investimentos e oportunidades econômicas, ao mesmo tempo em que protege a qualidade de vida por meio de melhores práticas de conservação e preservação cultural.
"O objetivo da OTT foi formar um grupo de empresas que conversasse com o município, pois não há como fazer isso sozinho. Queremos criar planejamento e temos a ambição não somente de ter essa fiscalização em relação ao Turismo sustentável, mas também de fazer algo de longo prazo. Por isso, produzimos um plano de 30 anos para Trancoso"
Bob Shevlin, presidente da OTT
Este plano de 30 anos em relação ao Turismo em Trancoso será apresentado na COP30, em Belém, em novembro, e vai incluir, entre as propostas:
- Considerações de adaptação para mudanças climáticas, com urbanização verde inclusiva;
- Desenvolvimento de soluções de estacionamento fora das vias públicas em todas as áreas de Trancoso, não exclusivamente no centro histórico, deve ser uma prioridade conforme a cidade cresce e o número de carros aumenta;
- Evitar poluição luminosa e sonora por meio de planejamento e investimento, especialmente com a adoção de novas tecnologias;
- Incentivo do ciclismo, seguro e conveniente, e não uma atividade cheia de riscos, e estacionamentos para bicicletas gratuitos e seguros;
- e mais.
Membros da OTT:
- Bahia Homes
- Brasis
- Capim Santo Trancoso
- Carpe Diem Trancoso
- Condomínio Rio da Barra
- Etnia Casa Hotel
- Fasano Trancoso
- Mata Nativa Pousada
- Nampur
- Origem Trancoso
- Pousada Tutabel
- Pousada Quarto Crescente
- Trancoso Collection
- Uxua Casa Hotel & Spa
- Villas de Trancoso
"A OTT é uma associação da indústria de Turismo e hospitalidade de Trancoso com a missão de desenvolver parcerias entre o poder público e o privado para fomentar o Turismo sustentável de Trancoso. Por meio da profissionalização do setor, da recuperação de identidade do destino e da atração e fomento de investimentos e oportunidades econômicas, bem como qualidade de vida para a comunidade. Queremos manter o destino competitivo no mercado nacional e internacional hoje e no longo prazo", conclui Shevlin.
Conheça a OTT neste link e saiba mais sobre seu manifesto e projetos.