Brasil é o segundo maior mercado de investimentos para o Panamá; veja atrativos
Stopover da Copa Airlines é um dos atrativos para incentivar os turistas a conhecerem melhor o destino
O Brasil é o segundo principal mercado para investimentos do Panamá, de acordo com a diretora de Marketing do Promtur Panamá, Jennifer Janson. Em entrevista ao Portal PANROTAS, ela falou sobre as ações realizadas pelo Turismo do país para receber mais brasileiros e alavancar a divulgação do destino.
Confira abaixo:
Portal PANROTAS - O que impulsionou o aumento de 30% no número de visitantes ao Panamá recentemente?
Jennifer Janson - O aumento no número de turistas visitando o Panamá em 2023 pode ser atribuído às estratégias de marketing consistentes implementadas pela Promtur e à direção clara fornecida pelo Plano Diretor de Turismo Sustentável do país.
Reconhecendo o Turismo como um pilar fundamental do desenvolvimento econômico, o Panamá se concentrou em melhorar a distribuição de riqueza entre sua população por meio do crescimento econômico, criação de empregos, aumento de renda e bem-estar para seus cidadãos – usando o Turismo como um catalisador.
Desde 2007, a Autoridade de Turismo do Panamá (ATP) tem trabalhado para integrar a sustentabilidade em sua estratégia de Turismo, utilizando o Plano Diretor de Turismo Sustentável. Esta iniciativa pioneira visa aproveitar o Turismo como um catalisador econômico para a conservação do rico patrimônio natural e cultural do Panamá, com contribuições de ONGs locais e grupos de conservação internacionais.
O plano não apenas oferece oportunidades de negócios atraentes para as comunidades locais, mas também se alinha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, posicionando o Panamá como um destino de Turismo sustentável de classe mundial.
O estabelecimento da Promtur como a primeira organização de marketing de destinos do Panamá tem sido crucial para manter um investimento de marketing sustentado focado no Turismo regenerativo, independentemente de mudanças governamentais ou ciclos políticos. Essa abordagem estratégica tem atraído efetivamente mais visitantes, destacando o compromisso do Panamá com a sustentabilidade, enquanto aprimora seu apelo como um destino de viagem de primeira linha.
Portal PANROTAS - Como a Promtur Panamá tem se engajado com o mercado brasileiro? Existem campanhas ou iniciativas dedicadas a viajantes brasileiros?
Jennifer Janson - A Promtur tem se engajado ativamente com o mercado brasileiro desde sua criação, tornando o Brasil um mercado prioritário com investimentos significativos voltados para atrair visitantes. Na verdade, o Brasil tem sido consistentemente o segundo maior mercado de investimento. Todos os nossos esforços de marketing são adaptados para os viajantes brasileiros, com materiais e comunicações fornecidos em português para aumentar a acessibilidade e o apelo.
Atualmente, estamos finalizando acordos com operadores turísticos brasileiros para aumentar ainda mais o número de visitantes do Brasil. Estamos empolgados para compartilhar os detalhes dessas colaborações assim que forem formalizadas. Também realizaremos um roadshow em cidades-chave do Brasil para promover o Panamá como um destino de viagem de destaque para importantes operadores turísticos e atacadistas.
Olhando para o futuro, temos planos de participar da WTM São Paulo em 2025, marcando nosso retorno desde nossa última participação em 2021. Este evento fornecerá uma excelente oportunidade para fortalecer nossa presença no mercado brasileiro e interagir diretamente com os principais agentes do setor. No geral, a Promtur Panamá permanece comprometida em atrair mais viajantes brasileiros por meio de iniciativas estratégicas e esforços de marketing direcionados.
Além disso, em colaboração com a Promtur, a nova campanha “Panamá Stopover”, intitulada “Panamá tem tudo e muito perto”, busca trazer mais de 300 mil turistas por meio do programa até 2026, consolidando o Panamá como um destino de viagem chave na região. O foco especial é atrair Turismo de mercados importantes da América Latina, como Equador, Colômbia, Argentina e Brasil. O programa permitirá uma parada gratuita no Panamá enquanto se visita outra cidade na rede da Copa Airlines, sem custos adicionais na tarifa aérea.
Portal PANROTAS - Quais são as projeções para o crescimento do Turismo brasileiro no Panamá no futuro próximo?
Jennifer Janson: O Panamá possui nove mercados prioritários para promoção do Turismo, e o Brasil está entre eles, sempre sendo um dos principais alvos desde o início das operações da Promtur. Atualmente, conectamos seis grandes cidades no Brasil, com voos diretos para o Panamá, com uma frequência diária de 11 voos diretos por dia, em comparação com dez voos diários em 2023. Esperamos que esse número aumente em 2025 também, especialmente com o recentemente expandido Programa de Stopover da Copa. O mercado sempre se alinhou com tudo que o Panamá tem a oferecer, e estamos confiantes de que os viajantes brasileiros continuarão mostrando interesse em visitar o país.
Portal PANROTAS - Quais são as principais atrações que têm atraído um número crescente de turistas ao Panamá recentemente?
Jennifer Janson: O Panamá viu um aumento no Turismo, especialmente entre os visitantes brasileiros, graças às suas atrações vibrantes. Um dos destaques é o reconhecimento da Cidade do Panamá como uma Cidade Criativa da Unesco em Gastronomia. A cena culinária aqui está florescendo, apresentando uma mistura de sabores que refletem influências tanto locais quanto internacionais, visíveis em muitos dos restaurantes de classe mundial, vários dos quais estão listados entre os 50 Melhores Restaurantes da América Latina.
Um atrativo significativo para os entusiastas do café são os grãos de café que inspiraram Boram Julio Um, um torrador e barista brasileiro que ganhou o 1º lugar no Campeonato Mundial de Baristas de 2023 utilizando um requintado café panamenho, elevando ainda mais a reputação do país no mundo do café. Venha experimentar os grãos Geisha que inspiraram o especialista em café brasileiro a criar seu café premiado.
Culturalmente, o Panamá ostenta uma rica herança afro que ressoa com as próprias narrativas históricas do Brasil. Como uma parte vibrante e essencial do mosaico cultural do país e da história enraizada na escravidão e nas origens africanas, a influência afro-panamenha deixou uma marca permanente na identidade da nação. A cultura afro é tão viva no Panamá que mais de 30% da população se identifica com orgulho como afrodescendente. A comunidade afro-panamenha está concentrada principalmente em regiões costeiras e urbanas, como a Cidade do Panamá e nas províncias de Bocas del Toro e Portobelo em Colón.
Nessas últimas áreas, você pode vivenciar a cultura Congo, declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco Essa conexão é sentida de forma profunda em várias expressões culturais, desde a música até a dança, oferecendo uma experiência familiar, mas distinta para os turistas brasileiros. Além disso, a oportunidade de se imergir na vida das comunidades indígenas é verdadeiramente única, promovendo o Turismo comunitário que permite interações significativas e trocas culturais.
Para ter uma visão de todos os três setores distintos da Cidade do Panamá ou “cidades” ao mesmo tempo – o antigo, o reconstruído e o moderno – a 199 metros de altura, suba até o ponto mais alto da cidade, o Cerro Ancón (este local cênico é imperdível), e confira o Parque Natural Metropolitano, uma verdadeira floresta tropical na cidade, tornando a Cidade do Panamá a única capital nacional do mundo com uma floresta tropical dentro de seus limites. Partindo da Cidade do Panamá, os turistas brasileiros também encontrarão ofertas de cruzeiros notáveis, partindo do Fuerte Amador. Passe alguns dias na cidade desfrutando de compras renomadas, cassinos, hotéis de luxo, museus e, claro, do icônico Canal do Panamá, antes de explorar o Panamá e as regiões costeiras circundantes.
Além da Cidade do Panamá, o país é conhecido por sua beleza natural, diversidade de fauna e flora, incluindo centenas de espécies de aves e árvores, e sua vibrante música e cultura. As paisagens físicas do Panamá incluem costas e praias caribenhas e do Pacífico, montanhas imponentes e densas selvas, oferecendo tudo, desde uma capital cosmopolita até grupos indígenas.
Com cinco sites do Patrimônio Mundial da Unesco, além de grupos indígenas que representam 12% da população total, os brasileiros têm a oportunidade de vivenciar um destino que incorpora ativamente o Turismo sustentável, oferece uma rica biodiversidade e atividades para os verdadeiros aventureiros – seja focando em experiências ao ar livre, como observação de aves e trilhas até cachoeiras, ou itinerários aquáticos que incluem pesca esportiva, observação de baleias, desova de tartarugas, mergulho e surf.
Portal PANROTAS - Como o Panamá está se posicionando como um destino sustentável para viajantes em busca de experiências baseadas na natureza e conexões com comunidades locais?
Jennifer Janson: O Turismo foi identificado como um pilar fundamental do desenvolvimento econômico no Panamá, permitindo o aumento e a distribuição da riqueza da população panamenha por meio do crescimento da economia nacional, da geração de empregos, do aumento da renda e do bem-estar dos panamenhos. Desde 2007, esforços têm sido feitos para incorporar a sustentabilidade na estratégia de Turismo do país por meio da Autoridade de Turismo do Panamá (ATP) e do seu Plano Diretor de Turismo Sustentável para o Panamá. Este modelo inicial adotou uma visão pioneira de utilizar o Turismo como um catalisador econômico para a conservação do patrimônio natural e cultural do Panamá, por meio de pesquisa científica.
Desenvolvido com a contribuição de organizações não governamentais locais, bem como de grupos internacionais de conservação, o plano traz oportunidades de negócios turísticos atraentes para as comunidades locais, enquanto se alinha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas – com o objetivo final de ser reconhecido como um destino de Turismo sustentável de classe mundial. Para ajudar a completar esse objetivo, foi criada uma organização de marketing de destino pela primeira vez no Panamá, a Promtur, para executar uma estratégia sustentada e um investimento de marketing consistente focado em Turismo regenerativo, apesar de quaisquer mudanças governamentais ou ciclos políticos.
Uma parte chave da execução do Plano Diretor de Desenvolvimento de Turismo Sustentável do Panamá foi uma aliança formada no início de 2021 chamada Aliança Panamenha para o Turismo Comunitário, juntamente com a ONG Fundação Panamenha para o Turismo Sustentável (APTSO) e organizações sem fins lucrativos como a Fundación Natura, a Autoridade de Turismo do Panamá, o PNUD e a Planeterra. Dentro disso, nasceu a Rede SOSTUR – um programa construído para promover estratégias que protejam o patrimônio natural e cultural do Panamá por meio do empoderamento econômico equitativo das atividades turísticas em dez comunidades piloto. Lançada em agosto de 2022, a Rede SOSTUR é uma plataforma digital para comunidades rurais, grupos indígenas e empresas de Turismo compartilharem suas visões e apoiarem a implementação do Turismo regenerativo, criada em parceria com a Fundação Panamenha para o Turismo Sustentável (APTSO).
Com o apoio da Promtur e da Autoridade de Turismo do Panamá, os viajantes agora podem selecionar passeios em dez comunidades piloto com experiências ancoradas na rica cultura e biodiversidade do Panamá. Desde passeios em fazendas focados em agroturismo até trilhas nos extensos parques nacionais do destino, passando por observação de aves e desova de tartarugas, a SOSTUR conecta os viajantes a experiências autênticas imersivas que apoiam as comunidades locais. O crescimento das iniciativas de Turismo sustentável impulsionadas pela comunidade faz parte da estratégia de Turismo regenerativo do Panamá para melhorar o equilíbrio entre a atividade econômica e o crescimento do Turismo, o bem-estar e a prosperidade das comunidades, apoiando a pesquisa ambiental científica e preservando a rica biodiversidade do país.
Stopover da Copa Airlines
A Copa Airlines, junto à Autoridade de Turismo do Panamá (ATP) e à Promtur Panamá, destaca o relançamento do Programa Panamá Stopover, com o conceito “Panamá tem de tudo e bem pertinho” e uma oferta de produto aprimorada. A promoção do destino Panamá expande seu alcance para novos mercados-alvo, como Estados Unidos, Colômbia, Argentina e Brasil, com a meta de atrair 300 mil turistas até 2026.
“Com esta nova fase do Panamá Stopover, reafirmamos nosso compromisso de tornar o Panamá um destino ainda mais atraente para os viajantes internacionais. O Hub das Américas em Tocumen continua sendo o principal ponto de conectividade na região e junto a Promtur Panamá, estamos ampliando a promoção turística de nosso país para outros mercados-chave. Com esta campanha, buscamos que mais visitantes descubram a riqueza cultural e natural do Panamá, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico do país”, afirma Marco Ocando, diretor sênior de Marketing, Comunicações e programa do Viajante Frequente da Copa Airlines.
O programa Panamá Stopover permite que os passageiros em trânsito pelo hub das Américas no Panamá, em voos da Copa Airlines, aproveitem dois destinos pelo preço de um. Os viajantes podem estender sua estada no Panamá sem custo adicional na tarifa aérea, aproveitando a conexão para explorar as diversas atrações do país. Esta iniciativa foi projetada para incentivar o Turismo, utilizando a posição estratégica do país como o principal centro de conexão na região.
"Esta nova parceria entre nossa companhia aérea e a Promtur fará com que ainda mais pessoas aproveitem o programa Panamá Stopover, aumentando o número de visitantes e gerando mais receitas para o país. Juntos, desenhamos uma estratégia focada em beneficiar todo o setor turístico, por meio da otimização do microsite, onde aqueles que desejarem participar terão a oportunidade de publicar suas ofertas de hospedagem, gastronomia e atrações turísticas"
Jennifer Janson, diretora de Marketing da Promtur Panamá
Relação direta com o turista
Jennifer também menciona que a integração das empresas panamenhas ao programa Panamá Stopover permite que toda a cadeia de valor participe, estabelecendo uma relação direta com o turista que utiliza o programa de escala gratuita em nosso país. "Assim, todos poderão se beneficiar de um programa desenhado para atrair turistas e gerar empregos."
Desde seu lançamento em 2019 até setembro deste ano, o programa Panamá Stopover trouxe ao país quase 500 mil turistas. Até o final de 2024, espera-se que 150 mil turistas visitem o Panamá aproveitando este programa, o que representaria cerca de 8% do total de visitantes internacionais que chegam ao país este ano.
Com um investimento conjunto entre a Copa Airlines e a Promtur de 1,5 milhão de dólares, a campanha "Panamá tem de tudo e bem pertinho" busca posicionar o país como um destino diversificado e acessível na região, aproveitando as curtas distâncias e a facilidade para explorar suas principais atrações e variedade de experiências. A campanha publicitária destaca desde o Canal do Panamá e a oferta gastronômica e de compras na cidade até suas paisagens naturais, herança cultural e vida noturna, convidando os viajantes a descobrir tudo o que o Panamá tem a oferecer.
"Esse esforço conjunto com o setor privado visa fazer com que os turistas aproveitem ao máximo seu tempo no Panamá, promovendo uma experiência turística mais completa para quem decide fazer uma escala em nosso país, sem dúvida uma ferramenta essencial que fortalece a cadeia de valor turística e gera, ao mesmo tempo, um impacto econômico significativo para o país," salienta o sub-administrador da ATP, Jorge Correa.
Entre as novidades do programa Panamá Stopover estão novas parcerias com hotéis, restaurantes e atrações locais, permitindo que os turistas desfrutem de descontos especiais e experiências personalizadas. Além disso, o site oferece aos visitantes ferramentas interativas para planejar sua estada no destino. Os viajantes interessados no programa Panamá Stopover podem fazer suas reservas no site da Copa Airlines e do Panamá Stopover.
Por que escolher o Panamá?
Além das promoções, o Panamá reúne atrativos que vão desde arranha-céus modernos, cassinos e casas noturnas a construções coloniais e florestas tropicais. Há muito o que fazer e visitar na cidade do Panamá. Fora da capital, os pacotes turísticos também abrem espaço para visitas a comunidades ancestrais, florestas e montanhas, contando ainda com a visita, ao mesmo tempo, aos oceanos Pacífico e Atlântico — algo possível apenas no país.
Roteiro gastronômico
“Cidade gastronômica criativa”, reconhecida pela Unesco desde 2017, a Cidade do Panamá tem bons pratos a preços acessíveis. Reunindo sabores de toda a parte do mundo, o Panamá apresenta o que há de melhor na alta gastronomia, mas sem abrir mão de suas tradições locais. “Sancocho”, “Caramañolas”, “Guacho” e “Rondón” são algumas das delícias do país.
Rota do café
O Panamá possui o Circuito do Café, desenvolvido pela Autoridade de Turismo do Panamá (ATP) e o Centro de Competitividade da Região Oeste (CECOMRO), com fazendas em cada região que abrem as portas para receberem visitantes. O país também tem três regiões cafeeiras localizadas no ponto mais temperado e mais alto e o renomado Geisha - conhecido por ser o mais valioso e de maior qualidade do mundo.
Casco Antiguo/Viejo
Distrito histórico do Panamá, a região é patrimônio arqueológico do país. O distrito é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO e é datado em 1673. Conta com praças e ruas pavimentadas com tijolos e cercadas por edifícios coloridos. A área é ideal para caminhar, descobrir a história e desfrutar da culinária local.
Canal do Panamá
O Canal do Panamá é um canal artificial de navios com 77,1 quilômetros de extensão, localizado no Panamá e que liga o oceano Atlântico ao oceano Pacífico. Com barcos no circuito, a visita pode durar cerca de uma hora, com narração sobre a história e importância de uma das maiores obras de engenharia construídas pelo homem. O turista pode visitar também o Museu do Canal do Panamá para saber mais sobre o canal.
Parque Nacional Coiba
O Parque Nacional Coiba é um dos 50 Patrimônios Mundiais Marinhos da Unesco e protege 38 ilhas menores e as áreas marinhas circundantes no Golfo de Chiriqui. A floresta tropical húmida do Pacífico de Coiba mantém diversidade de animais, aves e plantas endémicas devido à evolução contínua de novas espécies.
Parque Nacional de Darien
A maior área protegida do Panamá, abrangendo 574 hectares ao longo do sudeste, o Parque Nacional Darien é uma Reserva da Biosfera e o foco de muitos esforços de conservação no país. Lar de uma variedade de habitats que promovem uma rica biodiversidade contendo vida selvagem que inclui florestas tropicais, cadeias de montanhas, pântanos, costas e muito mais.
Reservas Talamanca Range-La Amistad / Parque Nacional La Amistad
Com a maior parte da terra coberta por florestas tropicais abrangendo a paisagem montanhosa acidentada, o Parque Nacional La Amistad tem uma rica variedade de espécies, incluindo mais de dez mil plantas com flores, 215 espécies de mamíferos, 600 espécies de aves, 250 espécies de répteis e anfíbios e 115 espécies de peixes de água doce.
Ngäbe-Buglé X Soloy
É possível conhecer a paisagem natural de Soloy - a porta de entrada para uma das místicas regiões indígenas do Panamá, onde tradições, lendas e modos de vida foram preservados por milhares de anos. Além disso, também há a possibilidade de viver com a população local e aprender sobre a cultura Ngäbe por alguns dias, além de encantar-se com a cachoeira Kiki, saborear a cozinha tradicional Ngäbe e embarcar em uma excursão épica de rafting.
Comunidade Achiote X Caribe de costa a costa
Colón, uma das províncias do Caribe panamenho, é caracterizada por praias de águas cristalinas, cultura ancestral e gastronomia de destaque. Esta é a chance de acordar na Costa Arriba, localizada na Comunidade Achiote, caminhar pela trilha El Trogón, ver as Ilhas Colón e explorar três patrimônios mundiais declarados pela Unesco.
Golfo do Panamá
Com uma extensão de 250 quilômetros a 220 de profundidade, é a única rota marítima que liga o Oceano Pacífico ao Canal do Panamá, abrigando vários golfos e baías menores, como a Baía do Panamá, o Golfo do Parita e o Golfo de San Miguel. Localizado no centro do Golfo do Panamá, o arquipélago das Ilhas das Pérolas possui mais de 200 ilhas desabitadas e ilhotas para pesca premium durante todo o ano.