Tarragona, na Catalunha, oferece atividades históricas e para toda família; conheça
PANROTAS pôde visitar alguns atrativos da cidade, desde uma catedral histórica a um parque de diversões
CATALUNHA - A Catalunha, na Espanha, pode ser muito conhecida por Barcelona, mas guarda também outras opções, seja para o público familiar, seja para o Mice. Tarragona, às margens do Mar Mediterrâneo, fica a cerca de 100 quilômetros de Barcelona, conectada por rodovias e linhas de trem de alta velocidade.
O destino tem um clima mediterrâneo, com invernos amenos e verões quentes e secos. Por lá, as atratividades são diversas, de monumentos históricos - muitos deles com influência romana - a parques de diversões que abraçam toda a família.
A PANROTAS pôde visitar alguns atrativos da cidade; conheça-os abaixo:
Catedral de Tarragona
A Catedral de Tarragona é uma das principais atrações históricas e culturais da cidade. A igreja é dedicada à Santa Tecla, padroeira da cidade. Segundo a tradição, ela foi uma discípula de São Paulo e sua vida está associada a milagres e conversões. Suas relíquias foram levadas para a catedral no século XIV, o que contribuiu para a devoção popular na região. Ela começou a ser construída em 1184, combinando estilos românicos e góticos. O altar-mor é decorado com um retábulo em alabastro dedicado a Santa Tecla, obra do escultor Pere Johan.
A catedral também abriga o Museu Diocesano, que possui uma coleção de tapeçarias provenientes de Bruxelas e obras de artistas como Jaime Huguet. O museu fica localizado ao lado da catedral, que também possui capelas laterais com pinturas, esculturas e relíquias religiosas que datam de diferentes períodos.
Pretório e Circo Romanos
O Pretório e Circo Romanos estão localizados no coração de Tarragona e são parte do conjunto arqueológico de Tarraco, declarado Patrimônio Mundial pela Unesco.
O Pretório Romano fazia parte do fórum provincial romano e durante a idade média foi adaptado como castelo real. Hoje, o complexo abriga o Museu Nacional de Arqueologia de Tarragona. Por lá, os visitantes podem explorar exposições sobre a história e a arquitetura da região durante o período romano.
Já o Circo Romano foi construído no final do século I d.C. e era utilizado para corridas de quadrigas e outros espetáculos, permanecendo ativo até o século V. Hoje, é possível explorar suas passagens subterrâneas bem preservadas e ter uma ideia da grandiosidade da estrutura.
PortAventura World
O PortAventura World é um complexo de entretenimento localizado em Salou, na província de Tarragona. Inaugurado em 1995, o complexo combina parques temáticos, hotéis, áreas de entretenimento e opções gastronômicas.
O PortAventura Park, parque temático do complexo, é divido em seis áreas temáticas, que convidam os visitantes a explorarem diferentes regiões do mundo; são elas:
- Mediterrània: Inspirada nas paisagens mediterrâneas, serve como entrada para o parque;
- Polynesia: Oferece uma imersão na cultura e nos ambientes tropicais da Polinésia;
- China: Reproduz a arquitetura e cultura chinesa;
- México: Apresenta atrações baseadas na herança cultural mexicana;
- Far West: Transporta os visitantes para o Velho Oeste americano com rodeios e paisagens desérticas;
- Sicília: Combina elementos da mitologia grega e romana com a beleza natural da Sicília.
O parque possui diversos atrativos, de montanhas-russas mais radicais a shows e atividades para crianças.
Hotel Mas d'en Bruno
Localizado na região do Priorat, o Hotel Mas d'en Bruno é parte da associação Relais & Châteaux e oferece suítes exclusivas com vistas para os vinhedos e para as montanhas, muitas delas com terraços privados. O hotel possui instalações de bem-estar, incluindo spa, piscina coberta e adega, além de organizar experiências personalizadas, como tours por vinícolas da região, passeios históricos e trilhas no parque natural da Serra de Montsant.
O Mas d'en Bruno possui dois restaurantes: o Vinum, localizado na masia principal e apresenta menus degustação harmonizados com vinhos da região, e o Tarraco, junto à piscina, que oferece pratos frescos em um ambiente mais descontraído. Completando a experiência gastronômica, o Bruno's Bar promete uma coquetelaria sofisticada.
Anfiteatro Romano
Construído no final do século I d.C., durante o reinado do imperador Augusto, o Anfiteatro Romano de Tarragona tinha capacidade para aproximadamente 15.000 espectadores. Após a Idade Média, o anfiteatro caiu em desuso e sofreu degradação, com suas pedras sendo reutilizadas em outras construções, depois, foi redescoberto no século XIX e, no século XX, passou por escavações e restaurações.
O Hotel H10 Imperial Tarraco possui vista para o anfiteatro.