"Embratur vive ambiente saudável e entrará em momento estratégico", diz Bruno Reis
Esse momento estratégico, segundo Bruno Reis, será fundamental para atingirmos números realmente inéditos
BUENOS AIRES - Quando Marcelo Freixo foi anunciado como novo presidente da Embratur, em 2022, começava ali um desafio inédito não só para a carreira do político, mas também pela formação da equipe, pela questão do orçamento e pelo relançamento da Marca Brasil.
Hoje a Embratur está totalmente estruturada, dentro de um ambiente saudável e preparada para entrar em um momento mais estratégico que envolve, não só a mudança de mentalidade dos gestores públicos em relação a promoção turística, como também o papel da Agência em colaborar com esta transformação.
Foi o que disse Bruno Reis, diretor de Marketing, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, em entrevista ao Portal PANROTAS na FIT 2024. Um dos comandantes do time de Marcelo Freixo está certo de que o novo Plano de Marketing Turístico, divulgado em primeira mão pelo Portal PANROTAS, vai levar o Turismo brasileiro a outro patamar a partir de 2025.
"O ambiente é saudável e vamos entrar num momento mais estratégico. Nosso desafio é a mudança de mentalidade dos gestores públicos em relação a promoção turística. E o papel da Agência é colaborar com a transformação disso. Temos que dar o exemplo, assim como deram lá em 2003, com o lançamento do Plano Aquarela e a Marca Brasil. E agora voltamos a esse assunto em 2025"
Bruno Reis, diretor de Marketing, Negócios e Sustentabilidade da Embratur
Segundo o executivo, o momento é saudável e tende a melhorar ainda mais porque as estratégias estão dando certo e os governos e o trade reconhecem e impulsionam as estratégias assertivas. A ideia do novo Plano de Marketing então é colocar todo mundo (os interessados em investir no Turismo) sob a mesma estratégia.
"Para então podermos atingir números de fato inéditos em 2025 e 2026. E isso passa por plano de campanha cooperada, ações com operadoras e companhias aéreas, que têm muita dificuldade de acessar mercado, e fazer com que os destinos usem a Agência para promoção no mercado internacional"
Bruno Reis, diretor de Marketing, Negócios e Sustentabilidade da Embratur
O Mato Grosso do Sul, por exemplo, contratou a Embratur para um plano de campanha cooperada na Europa, como vimos aqui no Portal PANROTAS. "A ideia é depois escalar isso para o País inteiro. Mas qual produto e com qual parceiro? Isso passa pela educação do trade, com pautas focadas em indicadores", diz ele.
Embratur voltou a mastigar dados e estratégias para destinos e iniciativa privada
A pauta da Embratur para 2025 é conversão de negócios, baseline, business case, o que faz com que as cadeias hoteleiras, aéreas e receptivos sorriam de orelha a orelha, já que está tudo mastigado para uma assertividade muito melhor no investimento em promoção turística.
"São movimentos que eles pediram e desejaram. A Carolina Stolf (estava com Bruno Reis na entrevista) foi a pessoa que desenhou as collabs com as OTAs e operadoras. Hoje, estamos ao lado de Ola, Despegar, Almundo e All Seasons aqui na Argentina, enquanto ajudamos o próprio Comitê Visit Brasil a criar uma plataforma de venda chamada de Descubra o Brasil, específica para o argentino conseguir adquirir seus pacotes com as operadoras direto na FIT 2024"
Bruno Reis, diretor de Marketing, Negócios e Sustentabilidade da Embratur
A estratégia é muito pautada em dados, em como melhorar a performance. Os resorts estão em alta no mercado argentino, segundo Bruno. Então, a Embratur deu um jeito de juntar a operadora argentina All Seasons e a Resorts Brasil para trazer os resorts brasileiros às prateleiras argentinas.
"É um momento educacional de importância do mercado internacional. Isso sem falar em estratégias como a participação em feiras, o lançamento de campanhas, as ações integradas, os famtours e presstrips, o patrocínio de eventos e os produtos para estimular", finalizou Reis.
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