Pedro Menezes   |   11/10/2024 08:36

Conseguir a cidadania italiana pode ficar mais difícil, diz especialista

Projeto de Lei pode endurecer as leis de cidadania italiana no congresso do país

Pexels
Dentre as principais possíveis mudanças está a limitação de gerações para entrar com o pedido de cidadania
Dentre as principais possíveis mudanças está a limitação de gerações para entrar com o pedido de cidadania

Brasileiros que possuem ascendência italiana devem iniciar, o quanto antes, o processo de reconhecimento da cidadania. Isso porque o partido Forza Italia, na figura do vice-primeiro-ministro Antonio Tajani, anunciou que vai enviar um projeto que pode endurecer as leis de cidadania italiana no congresso do país.

A medida se soma a uma outra proposta de autoria do parlamentar Roberto Menia, com objetivo parecido de deixar mais rígida a legislação em favor dos descendentes de italiano. Com isso, quem iniciar o pedido antes da aprovação da nova lei, não será afetado pelas mudanças, mantendo o direito da cidadania para as próximas gerações.

Dentre as principais possíveis mudanças está a limitação de gerações para entrar com o pedido de cidadania. Atualmente, basta ter sangue italiano para protocolar o processo. Se aprovada a nova legislação, será limitado para até a terceira geração, ou seja, avós e avôs reconhecidamente italianos.

"O momento de agir é agora. Esse projeto de lei busca complicar um processo que já é desafiador, e quem não se antecipa pode enfrentar dificuldades ainda maiores no futuro. É essencial que os brasileiros interessados comecem seus processos o quanto antes para evitar as complicações que podem surgir ou até perderem seu direito à cidadania"

Matheus Reis, fundador da io.Gringo, empresa especializada em cidadania italiana

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados