Dubai recebe 9,3 milhões de visitantes internacionais no 1º semestre
Resultado foi 9% maior do que o registrado nos primeiros seis meses do ano passado
Entre os meses de janeiro e junho deste ano, Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, recebeu 9,31 milhões de visitantes internacionais. O número representa um aumento de 9% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram registradas 8,55 milhões de chegadas.
Os dados são do Departamento de Economia e Turismo de Dubai (DET).
- Após um forte 2023, quando a cidade recebeu 17,15 milhões de visitantes internacionais, o setor de Turismo manteve a performance e se encaminha para um desempenho recorde neste ano;
- No início de 2024, Dubai foi eleita, pela terceira vez consecutiva, o destino global número 1 no Tripadvisor Travellers’ Choice Awards, sendo a primeira cidade a alcançar essa distinção tantas vezes seguidas;
- Também no primeiro semestre, Dubai foi nomeada o principal destino do Oriente Médio pelo World Travel Awards, enquanto o Aeroporto Internacional de Dubai e o porto Mina Rashid foram nomeados, respectivamente, o principal aeroporto e o principal porto de cruzeiros do Oriente Médio.
Eventos corporativos
Eventos de negócios também desempenham um papel fundamental, tanto por meio das grandes feiras que a cidade hospeda anualmente, como por meio de conferências e reuniões trazidas pelo Dubai Business Events, parte do DET, e pelo bureau oficial de convenções. Este ano, Dubai sediou uma série de grandes exposições e shows da indústria que atraíram milhares de pessoas, incluindo o Gulfood (150 mil participantes) e o Arabian Travel Market (46 mil).
“Dubai continua a se manter à frente, elevando ainda mais os padrões com infraestrutura inovadora de classe mundial, experiências e atrações. Uma qualidade de vida excepcional, segurança e acessibilidade que têm sido consistentemente reconhecidas em vários índices globais. Estamos comprometidos em aproveitar as parcerias entre os setores público e privado para posicionar Dubai como um destino imperdível"
Issam Kazim, CEO da Corporação de Marketing para Turismo e Comércio de Dubai (DCTCM)
Mercados emissores
Com a atuação do DET em 80 mercados, Dubai se manteve como escolha tanto nos mais tradicionais quanto em mercados emergentes. Os principais mercados emissores foram:
- Os países do Golfo Pérsico, com 26% do total;
- A Europa Ocidental com 20% e
- O Sul da Ásia, que enviou 17% dos turistas;
- As Américas foram responsáveis por 7% do total, ou 617 mil visitantes.
Hotelaria
A hospitalidade continua a ser um dos principais pilares da oferta turística em Dubai. No primeiro semestre, uma série de inaugurações chamou ainda mais atenção para o setor hoteleiro, com as chegadas do The Lana, primeira propriedade da Dorchester Collection no Oriente Médio e do SIRO One Za’abeel, o primeiro hotel fitness de Dubai. Uma série de inaugurações ainda está prevista para a segunda metade do ano.
- Os índices de desempenho do setor também demonstraram resultados positivos no primeiro semestre. Entre as mais altas do mundo, a taxa de ocupação média foi de 78,7%, um ponto percentual acima do registrado no mesmo período do ano passado;
- A tarifa média também subiu para 558 Dirhams, um aumento de 4% em relação ao ano anterior;
- A Receita por Quarto Disponível (RevPAR), medida de eficiência econômica bastante utilizada pelo setor hoteleiro, cresceu 6%, de 415 para 439 Dirhams. Atualmente, a cidade possui 823 estabelecimentos hoteleiros e atingiu 150.879 quartos, crescimento expressivo em relação aos 148.689 no primeiro semestre de 2023.