Brasil fecha 1º semestre com 3,6 milhões de turistas internacionais
Número é metade da meta do ministro do Turismo para o ano: 7 milhões de visitantes de outros países
O Turismo brasileiro encerra o primeiro semestre de 2024 com a marca de 3.597.239 turistas internacionais visitando destinos brasileiros. O número é 9,7% maior que o observado no mesmo período de 2023 e 1,9% acima do registrado em 2019. A expectativa é que esse ano termine com uma marca superior ao recorde de 2018 – 6,6 milhões. Os dados são do Ministério do Turismo, juntamente com a Embratur e a Polícia Federal.
A via aérea segue sendo a principal porta de entrada para os viajantes vindos de outros países (2.234.033), seguida da terrestre (1.218.172), marítima (98.074) e fluvial (46.960).
O Ministério do Turismo tem procurado desenvolver ações que fortalecem o setor e ampliam a presença de estrangeiros no Brasil. Em 2023, o MTur financiou 510 obras, como a reforma de orlas, a pavimentação de vias e a construção de centros de eventos, que receberam um investimento federal de R$ 380 milhões. Nos seis meses deste ano, já são 225 empreendimentos que contaram com aportes de R$ 146,3 milhões do MTur.
Outra ação tem sido a busca da ampliação da malha aérea internacional, com novos voos para destinos inéditos, além da ampliação da frequência em rotas já realizadas.
"Chegamos na metade do ano com a conquista de 50% de nossa meta de 7 milhões de turistas internacionais visitando o Brasil, o que será um recorde histórico. Estamos há anos nos seis milhões e, como resultado do trabalho que vem sendo feito, vamos romper essa barreira"
Celso Sabino, ministro do Turismo
O Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), lançado neste ano em parceria com a Embratur e o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), alcançou, já como resultado do primeiro edital, um aumento de 70 mil assentos em voos estrangeiros com destino ao Brasil, entre outubro deste ano e março de 2025.
"Na Embratur, estamos trabalhando com novas ferramentas que estão dando resultado na atração de voos internacionais, e estratégias de promoção dos destinos brasileiros, com uso de inteligência de dados que nos permite oferecer uma experiência para cada diferente perfil de turista estrangeiro. Isso tem se convertido em chegada de mais visitantes, que estão consumindo cada vez mais em nosso país, o que significa geração de mais emprego e renda, que é o nosso grande objetivo", destaca o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.