Gigante despertou: chineses voltam a viajar e Brasil é um dos alvos
São Paulo e Rio de Janeiro são os destinos mais visados pelos turistas estrangeiros
Um recente levantamento do Sabre mostra que as viagens internacionais na China continental aumentaram quase 392% em 2024, no comparado com o ano anterior. Dados da empresa de Tecnologia para o Turismo revelam que os preços das passagens aéreas caíram, tornando as viagens mais acessíveis para os chineses. Além disso, há um interesse renovado em viagens em classe executiva e a procura por viagens em classe econômica premium também está aumentando.
Antes da pandemia, os viajantes da China fizeram 155 milhões de viagens internacionais, gastando coletivamente cerca de US$ 245 bilhões. No entanto, como a China demorou mais tempo para aliviar as restrições às viagens em comparação com outros países, mesmo depois da reabertura das fronteiras, não foi um retorno rápido. A grande recuperação das viagens chinesas não ocorreu em 2023, mas esse quadro está mudando rapidamente em 2024.
Em relação à América Latina, os dados indicam que:
- O Brasil vive o maior aumento de tráfego em relação a 2023 e permanece em 1º lugar;
- Em termos de cidades voadas, o Brasil tem dois destinos no top 10, com São Paulo e Rio de Janeiro tendo um aumento de mais de 300% no volume de viagens reservadas; São Paulo mantém a primeira posição, assim como no ano passado, enquanto o Rio subiu da nona posição para a sétima;
- A Argentina passou do 6º lugar para o 3º;
- O Panamá, que tem uma população significativa de expatriados chineses, permanece em segundo lugar;
- Enquanto isso, o Peru, premiado com ouro no Chinese Tourist Welcome Awards em 2023, passou do 9º para o sexto lugar;
- A Venezuela, que assinou um acordo de Turismo com a China em 2023, caiu cinco posições.
Quanto à Europa, os dados mostram que Espanha está entre os 20 principais destinos para viajantes chineses no ranking mundial. Na Europa, Madri ocupa o 5º lugar entre as cidades preferidas, com um aumento de 237% face a 2023, e Barcelona ocupa o 9º lugar, com um aumento de 280%.
O levantamento do Sabre examina as reservas de viagens da China continental até 31 de março de 2024. O relatório destaca a demanda significativa de viajantes chineses por destinos globais.
Recuperação significativa em 2024
A análise do Sabre, revela que existe um enorme apetite entre os viajantes chineses por viagens globais. Embora as viagens de ida não tenham voltado aos níveis pré-pandemia, as reservas de viagens durante as datas típicas de pico de viagens registam uma procura particularmente forte. Reservas feitas no final de janeiro deste ano, antes do feriado do Ano Novo Chinês de 2024, para países da região Ásia-Pacífico, por exemplo, estava em 106% dos níveis de 2019.
As viagens de chineses para todas as regiões globais aumentaram acentuadamente ao longo do ano, de acordo com o relatório do Sabre. Reservas para novembro e dezembro aumentaram significativamente em todas as regiões, registrando alta de mais de 1000% ano a ano, e mais de 2.000% para esses meses em viagens à Europa e ao Oriente Médio.
- Viagens da China para outros países da região da Ásia-Pacífico estão sendo planejadas de maneira antecipada, com os números de reservas apresentando grandes aumentos, quando comparados a 2023;
- Outubro registra o maior aumento (1347%.) de reservas;
- As viagens de saída da China para a região da Europa e Médio Oriente atingiram o pico no primeiro trimestre de do ano, com aumento de 676%. Há aumentos ao longo de todo o ano, com uma alta significativa em dezembro;
- As viagens para a América do Norte no primeiro trimestre registaram o segundo maior valor anual de crescimento (+336%),, depois da região da Ásia-Pacífico, e as viagens para a América Latina também estão aumentando ao longo do ano, com altas mais significativos em reservas para o último trimestre de 2024.
Mais insights do estudo
- Os viajantes chineses são conhecidos por gastarem em média US$ 1.000 por dia durante suas viagens;
- Durante os nove anos até 2023, o rendimento disponível per capita aproximadamente duplicou na China, o que significa potencialmente mais dinheiro para gastar em viagens;
- Muitos países a nível mundial têm uma estratégia para atrair estes turistas que gastam muito. Por exemplo, África do Sul, Quênia e Tanzânia lançaram estratégias de marketing para atrair mais viajantes chineses, assim como Tailândia, Indonésia, França e Arábia Saudita