Apesar de bons números, Visit Florida cita dificuldade com visto e aéreo
CEO do órgão de promoção do estado, Dana Young, fala sobre viagens de brasileiros para Flórida
MIAMI (EUA) – O Brasil é um dos principais mercados para a Flórida e, em 2023, ultrapassou a marca de 1 milhão de visitantes ao estado norte-americano, sendo o terceiro maior emissor global. A última vez que este número foi atingido foi antes da pandemia de covid-19, em 2019, com 1,3 milhão.
Ainda está 22% atrás dos níveis pré-crise, quando 1,39 milhão de brasileiros visitaram o destino, mas, para a presidente e CEO do Visit Florida, Dana Young, que recebe mais de 720 participantes no Florida Huddle em Miami este ano, as perspectivas são bastante positivas para o crescimento este ano.
"Tudo está indo na direção certa. Algo que realmente impactou foi a questão dos vistos, quando basicamente perdemos um ano nisso. Mas outra dificuldade é a conectividade aérea, que está 36% abaixo em relação a 2019. Precisamos de mais voos entre o Brasil e a Flórida. Nosso trabalho, de conversar com as aéreas, estamos fazendo, mas precisamos que estas empresas adicionem mais serviços", pontua.
Apesar do atraso com os vistos, ela cita também o dado de que mais de 1 milhão de novos vistos para entrar nos EUA foram emitidos por turistas do Brasil no ano passado. "Com isso, temos um grande pool de pessoas que viajarão para os Estados Unidos e Flórida, dando mais possibilidades, tendo um novo grupo de brasileiros para explorar a região".
Trabalho com o trade
Para o Visit Florida, o trabalho com o trade no Brasil é essencial. É por meio das parcerias com operadoras e agências de viagens, além de treinamentos, roadshows, participação em feiras, como Festuris e BTM, que o órgão fomenta o Turismo não só na dupla Miami/Orlando, mas em todo o Sunshine State.
"Em seis meses, nossa responsável pelo relacionamento da Flórida com o trade, pela Aviareps no Brasil, Rafaela Gross Brown, treinou mais de 1,5 mil agentes, de julho do ano passado a janeiro deste. A perspectiva é que sejam 3 mil em um ano. E foram novos agentes, aqueles que ainda não vendem Flórida. Este comprometimento com o trade, as pessoas que vendem nosso destino no Brasil, é isso que precisamos continuar fazendo, além de pressionar as aéreas, para alcançar os números de viajantes brasileiros que tínhamos antes da pandemia", diz Dana.
O Portal PANROTAS viaja a convite do Visit Florida, com proteção GTA