Após famtour, o desafio agora é: como vender o interior paraibano
Operadoras conheceram Campina Grande e região em um convite do Governo do Estado
Nesta última semana, entre 15 e 19 de novembro, as operadoras Abreu, Ambiental, Azul Viagens, Cativa, CVC Corp, Diversa, Frt, New It, Orinter, Trend e Visual conheceram Campina Grande e região em um famtour promovido pelo Governo da Paraíba.
Após uma imersão pelas cidades de Cabaceiras, Areia, Bananeiras e Araruna, além de Campina Grande, a pergunta que fica aos operadores é: como vender o interior paraibano?
Para Andréa Pereira, a ideia é integrar o produto ao portfólio de Turismo de experiência da Visual. “Estamos retornando ao mercado e queremos coisas novas, produtos mais personalizados." Mas, por se tratar de um roteiro com destinos novos, as operadoras também têm a missão de capacitar agências de viagens. “A expectativa é que a gente consiga o engajamento das agências. É claro que pode haver um pouco de resistência no começo, principalmente por ser um destino novo e não ter uma venda orgânica. Então vamos ter de desenhar eventos, treinamentos”, afirma Andréa Pereira, executiva desta que é uma das operadoras da CVC Corp.
Neste sentido, a Luck Receptivo, uma das parceiras do famtour, já está se preparando.
“Sabemos que esse é um roteiro viável, agora precisamos convencer, e essa pode ser a parte mais difícil. Vamos fazer produtos de capacitação e também podemos marcar treinamentos com clientes"
Chris Teixeira, da Luck Receptivo
Múltiplos roteiros na Paraíba
O roteiro pode ser moldado de diversas formas, partindo de Campina Grande ou de João Pessoa.
A Orinter agora está estudando como conseguir fazer a venda desse novo produto. “Esse roteiro que fizemos vale muito para grupos. A ideia é fazer a base em Campina Grande primeiramente, para ter passeios de forma regular para todos os cantos que visitamos. Mas também podemos combinar com João Pessoa, para aqueles que gostam de praia”, disse o gerente comercial da Orinter, Eduardo Vansan.
E por falar em praia, esse pode ser um outro desafio na adesão do roteiro, já que o grande forte da Paraíba ainda é sua capital. “Acho que o pessoal que faz ecoturismo vai abraçar a ideia. Mas, para o público que está mais acostumado com praia, é nosso trabalho começar a mostrar as belezas do interior”, comentou Vansan.
No caso da Ambiental Turismo, uma operadora especialista em viagens em ambientes naturais, a pegada será na experiência, cultura e natureza. Segundo Socorro Melo, a ideia é estender o roteiro, que pode ser feito em até dez dias, para dar ao cliente mais tempo de conhecer os atrativos e até se hospedar em mais cidades.
“E colocar a hospedagem mais próxima dos atrativos é também mais sustentável, porque você incentiva o uso da mão de obra local, do guia local, do condutor local e das pousadas que estão no entorno”, afirma ela.
O que fazer no interior Paraibano:
Cabaceiras - a Roliúde Nordestina: Visitar o centro e a placa digna de estrelas de Hollywood; Conhecer a Saca de Lã e o Portal da Luz - neste último, vá preparado para uma foto daquelas; Apreciar a paisagem digna de cinema do Lajedo de Pai Mateus
- Areia - A capital paraibana da cachaça:
- Araruna - A cidade do Turismo de aventura:
- Ver pinturas rupestres na Pedra do Letreiro;
- Subir a Pedra da Boca;
- Se pendurar e apreciar a vista do pêndulo.
- Bananeiras - Cidade do Roteiros de Charme:
- Passear de quadriciclo ou Jeep;
- Se aventurar no balanço ou tirolesa;
- Visitar o Lajedo Preto.
- Campina Grande - Terra do maior São João do mundo:
- Fazer um city tour visitando os principais pontos como museus;
- Conhecer o Vila Sítio São João, que recebe até 15 mil pessoas durante as festas juninas;
- Almoçar, jantar ou passar o dia na Varanda do Cumpade João, com muita comida boa e forró.
Um segundo passo: investimento
Para todo destino novo, precisa- de uma coisa: investimento, desde governamental até as próprias operadoras. A Azul Viagens, por exemplo, irá inaugurar em Campina Grande sua segunda loja no Estado; a primeira fica em João Pessoa, também recém inaugurada. A Azul Linhas Aéreas é uma das grandes parceiras do famtour.
“Sabemos o quão importante é criar essa demanda. A Azul Viagens vai tentar buscar oportunidades para todos os operadores. Ninguém faz nada sozinho, principalmente em um destino novo”
Giulliana Mesquita, gerente sênior de Produtos da Azul Viagens
Segundo a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Lucas, o Estado vem trabalhando no aprimoramento e já tem planos para outros famtours, com o objetivo de desenvolver o destino.
“Na nossa malha rodoviária, o governo da Paraíba investiu em asfalto em toda a conexão desses destinos. No início do ano, fizemos um trabalho para expansão da malha aérea, com benefício fiscal, alcançando quase 440 operações mensais no aeroporto de Campina Grande”, afirma Rosália.
A ampliação também foi, em boa parte, numa parceria com a Azul. A companhia aérea tem voos, partindo do Aeroporto Presidente João Suassuna, para Maceió, Fortaleza, Recife, Salvador, Galeão e Confins. A Gol já tem operação em Campina Grande, e Latam e Voepass também farão parte da malha aérea a partir de janeiro.