5,8 milhões de brasileiros têm visto americano e 1,3 milhão tiram este ano
Lista de espera para emissão do visto americano deve ser regularizada em 2024
O chefe do Setor de Vistos do Consulado dos Estados Unidos em São Paulo, Robin Busse, participou da reunião do Comitê Visit USA, realizada no próprio consulado nesta quinta-feira, 26, e levou números bem expressivos para os representantes da indústria de Viagens e Turismo. E também sugeriu uma mudança de perspectiva na questão dos vistos: em vez de só focar nas filas de espera para uma entrevista (que estão caindo e devem normalizar até meados de 2024), o setor precisa olhar para os 5,8 milhões de brasileiros que possuem um visto B1/B2 – ou seja, que estão aptos a viajar a qualquer momento para os Estados Unidos.
No ano passado, 1,2 milhão de brasileiros viajaram para os EUA e este ano a previsão é passar dos 1,5 milhão – ainda abaixo dos mais de 2,2 milhões de 2019.
O Brasil, segundo Robin Busse, é um dos três principais países em emissão de vistos americanos no mundo. Este ano, o número de vistos emitidos passará dos 1,3 milhão, cifra já maior que no pré-pandemia.
Confira alguns números divulgados por ele, dentro dos esforços do governo americano para regularizar a situação criada pela demanda reprimida e falta de pessoal do pós-pandemia:
- Expectativa de vistos americanos emitidos no Brasil em 2023: 1,3 milhão
- Em 5/10 o Brasil atingiu a marca de 1 milhão de vistos americanos emitidos
- Brasil é Top 3 em emissão de vistos americanos no mundo
- Em alguns meses deste ano, como julho e agosto, o Consulado de São Paulo foi o com maior emissão de vistos no mundo
- Média de emissão de vistos americanos em São Paulo: 2.200/dia
- Picos de emissão de vistos americanos em São Paulo: 4.500 em um único dia (incluindo renovações, que não requerem entrevistas presenciais)
- Média de renovações de visto americano: 1.000 a 1.300 por dia, com picos de 1.900 (contra entre 100 a 500 por dia antes da pandemia)
- O Consulado dos EUA saltou de 13 vice-cônsules para 30 atualmente e chegará a 35 em março, aumentando a capacidade de processamento e entrevistas para emissão de vistos americanos
- Pior mês da espera para uma entrevista: junho, que chegou a 660 dias
- Média de espera hoje: 193 dias
Dicas para tirar o visto americano
Robin Busse, chefe do Setor de Vistos no Consulado Americano em São Paulo, aproveitou para dar dicas e recados ao setor sobre o processo de vistos para os Estados Unidos.
Segundo ele, muitos brasileiros ainda marcam entrevistas mesmo sem precisar, pois para renovação não é necessária a entrevista presencial. Todas as informações estão no site do consulado e devem ser lidas com atenção, para evitar erros no preenchimento dos dados.
- Em junho, foram abertas 300 mil vagas de entrevistas adicionais. Busse disse que o consulado não pode colocar de uma vez toda a capacidade, por conta dos imprevistos que ocorrem, por isso mais vagas vão sendo adicionadas mês a mês.
- A renovação de vistos pode ser feita para vistos vencidos até 48 meses (quatro anos).
- Outro ponto que os brasileiros não sabem é que a renovação sem entrevista presencial pode ser feita inclusive para a troca de tipo de vistos. A renovação não precisa ser para a mesma categoria de vistos.
- Há vistos prioritários, como de estudantes ou de contrato de emprego nos Estados Unidos. Nesses casos, a espera é de cerca de uma semana.
- A lista de espera por causa da demanda, que atingiu pico em junho, deve seguir até meados de 2024. Não há uma data precisa, mas com o aumento de horário das entrevistas, mais funcionários e o ritmo de renovações e emissões, Busse acredita que em junho isso já estará normalizado.
- Desde 21 de outubro, as entrevistas para visto também são feitas à tarde, até 15h30. A média de espera no processo é uma hora.
- A maioria dos encaminhamentos dos pedidos de renovação para entrevistas presenciais se dá por causa de erros nas respostas iniciais. Há um call center, nos CASVs, para tirar dúvidas e fazer correções nos formulários.
- Quem identificou erro no preenchimento do formulário D-160 pode preencher outro e levar na entrevista, que ele será atualizado.
- São Paulo, que responde por até 60% das emissões de visto do Brasil, concentra os pedidos de renovação. As entrevistas para vistos B1/B2 pela primeira vez (que geram a fila de espera), podem ser feitas em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Porto Alegre.
“O brasileiro viaja bem”, disse Robin Busse, sobre os índices de irregularidades na estada de acordo com o visto concedido. Segundo ele, o índice de brasileiros que ficam irregularmente no país é muito baixo.
Veja abaixo fotos da reunião do Comitê Visit USA, que contou com overview do mercado e debate sobre a participação do Brasil no IPW 2024, que ocorre em maio, em Los Angeles, na Califórnia. A reunião serviu também para apresentar o novo cônsul comercial no Consulado de São Paulo, Nathan Traurig, que substituiu EJ Richardson, e a nova especialista em Turismo e Franquias, Emanuelle De Nadal, que ficará no lugar de Jussara Haddad a partir de janeiro de 2024.