Bruno Hazov   |   27/09/2023 08:31

Artigo: Aeroporto de Foz do Iguaçu e sua importância ao Turismo local

Idealizador do Festival das Cataratas, Paulo Angeli analisa reforma e ampliação da estrutura aeroportuária

Divulgação
Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu já recebeu quase 1,3 milhão de passageiros em 2023
Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu já recebeu quase 1,3 milhão de passageiros em 2023

Paulo Angeli, idealizador do Festival das Cataratas e presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), analisou as melhorias recentes no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu e sua importância para o fomento do Turismo no destino.

Recentemente, a CCR Aeroportos investiu R$ 270 milhões na reforma e ampliação da estrutura aeroportuária, com previsão de conclusão para o final de 2024. Confira o artigo de Paulo Angeli na íntegra a seguir:

Aeroporto de Foz do Iguaçu: um passo fundamental para o Destino do Mundo

Por Paulo Angeli*

A CCR Aeroportos, concessionária encarregada da gestão do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, recentemente anunciou um importante investimento de R$ 270 milhões. Com a previsão de conclusão até o final de 2024, o projeto visa expandir a capacidade do terminal.

Estas melhorias chegam em um momento oportuno, já que as adaptações na pista de pousos e decolagens podem acelerar o processo de homologação da extensão da pista – a maior do Sul do Brasil – realizada em 2021. Além disso, é importante destacar que esse projeto resultará na criação de aproximadamente 250 empregos diretos.

Somado a isso, os investimentos em marketing realizados pelo destino no pós-pandemia nos dão a convicção de que o aumento de demanda será substancial e que a malha aérea, hoje deficitária, será fortalecida com mais voos.

Uma vez concluídas essas intervenções, a capacidade do aeroporto aumentará de 2 mil para 2,6 mil passageiros por hora, permitindo a operação simultânea de mais aeronaves. Isso representa um marco importante na direção do cumprimento das ambiciosas metas delineadas no Plano Diretor do aeroporto, aprovado em 2016 pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

No documento, a previsão inicial era que até 2019 o terminal estaria preparado para atender até 5 milhões de passageiros por ano. Este número aumentaria para entre 7 e 10 milhões até 2029 e culminaria, na última fase do plano, em 19 milhões até 2039.

O documento, contratado pelo Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu (Fundo Iguaçu), foi elogiado na época, mas as metas ainda estão longe de serem atingidas. Alcançamos 2,4 milhões de passageiros em 2018 e aí ficamos, porém, é importante ressaltar que ninguém poderia prever o surgimento de uma pandemia nesse meio-tempo, que causou perdas de vidas e impactos severos na economia global.

O momento nos enche de esperança, uma vez que Foz do Iguaçu tem todas as características para se tornar um hub regional do Mercosul. Possuímos um aeroporto moderno, atrações internacionais e uma crescente demanda de turistas de todos os lugares. Que nosso lema vitorioso nos inspire, afinal, somos o Destino do Mundo!

Divulgação
Paulo Angeli é idealizador do Festival das Cataratas e presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR)
Paulo Angeli é idealizador do Festival das Cataratas e presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR)


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados