Beatriz Contelli   |   12/07/2023 09:55
Atualizada em 12/07/2023 10:34

Viajantes devem se informar sobre Etias – novo visto para a Europa

Novo documento para entrar em países europeus passará a valer a partir de janeiro de 2024


Adobe Stock
Expectativa é que o novo visto tenha procedimentos simples
Expectativa é que o novo visto tenha procedimentos simples

A partir de janeiro de 2024, viajantes de mais de 60 países que, atualmente podem transitar pelo Espaço Schengen sem visto, terão que solicitar uma autorização de viagem ao Sistema de Informação e Autorização de Viagens da União Europeia (Etias) antes de viajar.

Além do Brasil, visitantes do Canadá, Israel, Japão, Nova Zelândia, Coreia do Sul, Cingapura e Estados Unidos, estão inclusos na nova política.

Ainda que os requisitos sejam considerados simples e se espera que as autorizações não tardem a sair, aqueles que não possuem a autorização Etias podem ser impedidos de cruzar as fronteiras europeias. Alguns especialistas do setor indicam que os profissionais preparem seus clientes para evitar decepções, alterações na reserva ou reembolso.

"Em qualquer parte do mundo, uma pessoa que reserva suas férias por meio de uma agência ou operadora de viagens espera receber orientação sobre os requisitos de entrada. É responsabilidade e parte do serviço prestado pelos profissionais da indústria", explicou Christian Sabbagh, da Travelsoft.

O que é Etias? Veja tudo sobre a autorização de viagem à Europa

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados