Taxa de Desenvolvimento Turístico da Flórida Central cai 3,5%
Isso pode ser um sinal de que o volume turístico está diminuindo após uma forte recuperação pós-covid
O Condado de Orange, no centro da Flórida, onde fica Orlando e outros destinos procurados por brasileiros, registrou sua primeira queda na arrecadação do Imposto de Desenvolvimento Turístico (TDT) desde fevereiro de 2021. Em abril de 2023, a queda da arrecadação da TDT foi de 3,5% em relação ao mesmo mês do ano passado, o que pode ser um sinal de que o volume turístico está diminuindo após uma forte recuperação pós-covid-19. Os dados e análise são do controlador do condado, Phil Diamond.
A Taxa de Desenvolvimento Turístico é um imposto que deve ser pago pelo aluguel ou arrendamento de alojamentos e acomodações em hotel, motel, pensão, trailer, condomínio, apartamento, estrutura de unidades múltiplas, móveis casa, trailer, casa unifamiliar ou qualquer outra acomodação para dormir alugada por um período de seis meses ou menos. Embora haja fluxos e refluxos naturais de visitação ao longo do ano, o declínio ano a ano é notável, pois a Disney World sinaliza que espera um verão “lento”. Confira os valores da arrecadação de TDT desde outubro de 2019, com destaque para abril:
O relatório diz que “o segmento de hotéis de lazer foi o principal fator que influenciou na redução da taxa, registrando uma queda de 5% na ocupação em relação a abril anterior”. Os hotéis voltados ao público corporativo, por sua vez, registraram um leve crescimento ano a ano.
Verão "lento" nos parques da Disney
Alguns fatores podem sugerir um verão “lento” no Walt Disney World. Entretanto, é importante advertir que “lento” em 2023 significará algo completamente diferente de “lento” em 2020 ou 2021. Até mesmo o gráfico acima mostra o quão “lentos” foram os meses pós-covid na Flórida Central.
Quanto a este verão, a Disney retomou as vendas de Passes Anuais, o calendário de reservas dos parques temáticos da Disney está aberto e há uma série de ofertas de hotéis e ingressos que devem atrair a visitação. Os executivos da Disney falaram anteriormente sobre uma “moderação” nas multidões e na demanda após o 50º aniversário de 18 meses da Disney World, que ocorreu de outubro de 2021 a março de 2023.
O esperado seria ver uma estagnação ou uma queda nas arrecadações da TDT até o final do ano, com uma desaceleração econômica significativa amplificando isso. No Walt Disney World, realmente não há grandes eventos no horizonte que atraiam visitantes. Fora dos típicos eventos sazonais de Halloween e Natal, não há nenhuma abertura de atração significativa planejada para o restante do ano.
Dito isso, há muitas novas atrações no Walt Disney World que atraem os turistas, como a Guardians of the Galaxy: Cosmic Rewind, que tem pouco mais de um ano, e a TRON Lightcycle Run, no Magic Kingdom. De acordo com os dados de tempo de espera do thrill-data.com, os tempos médios de espera nas filas das atrações em junho de 2023 caíram 16% em relação a junho de 2022 até agora.
Com informações do site Blog Mickey.