Rodrigo Vieira   |   24/05/2023 14:17
Atualizada em 26/05/2023 16:28

Visto dos EUA expirado nos últimos 4 anos pode ser renovado em um dia

Departamento de Estado também indica emissão da autorização em consulados de outros países


PANROTAS / Rodrigo Vieira
Dan Mickelson e Stacy Mactaggert, do US Department of State
Dan Mickelson e Stacy Mactaggert, do US Department of State

SAN ANTONIO - A fila de 527 dias para tirar um visto americano no Brasil não é para todos. Brasileiros que já tiveram um visto aprovado no passado podem conseguir a permissão de entrada nos Estados Unidos em menos de uma semana, a depender do Consulado em que aplicam (clique aqui para ver o tempo em cada um). É o que está reforçando o U.S. Department of State neste IPW 2023, em San Antonio.

Trata-se do Interview Waiver Visitors, o programa que dispensa entrevista no consulado, capaz de processar o visto apenas no CASV, Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto, onde o aplicante passa por rápidos processos burocráticos, depois de pagar a taxa de aplicação. Antes da pandemia, esse programa era permitido somente para vistos expirados após um ano. Agora, foi estendido para quatro anos.

Ou seja, brasileiros que tiveram visto para os Estados Unidos expirado nos últimos 48 meses podem conseguir uma renovação bem mais rapidamente do que aqueles que nunca tiveram visto. Em alguns Consulados do Estados Unidos no Brasil, consegue-se em um dia.



O U.S. Department of State está sendo pressionado pelo Brand USA, equivalente à Embratur no Brasil, e pela US Travel Association, o maior órgão de representação do Turismo americano, para baixar o tempo de espera das filas para quem tenta tirar o visto pela primeira vez. A meta prescrita por essas entidades é de baixar para 30 dias em mercados-chaves como Brasil, México e Índia, tempo esse que hoje, no Brasil, é superior a 500 dias.

O Departamento de Estado norte-americano reconhece a crise e endossa o adjetivo "inaceitável" usado pelo Brand USA e pela US Travel Association. "No entanto, baixar para menos de um mês é uma meta irreal. Hoje nós trabalhamos com o objetivo de reduzir pela metade. Tirar o visto em menos para quem aplica pela primeira vez já será um avanço. E estamos trabalhando para isso", garante o executivo Dan Mickelson.

"É importante dizer que a demora na fila não é sinônimo de que estamos emitindo menos vistos. Muito pelo contrário. No ano passado, superamos o número de vistos emitido em 2019 no Brasil, e 2023 caminhamos para outro recorde. Com tecnologia, horas extras trabalhadas e estudo de cada mercado, estamos evoluindo. Mas ainda assim reforçamos a importância de que todos saibam do Interview Waiver Visitors, pois muita gente vê as notícias sobre a espera pelo visto e acaba desistindo de tentar a emissão", completa.

Outra dica dada pelo executivo do departamento de Estado é que brasileiros tirem visto em agências consulares de outros países. No Brasil, a espera é longa, mas na Argentina a fila está em menos de 80 dias, segundo ele. "O visto pode ser tirado em qualquer lugar do mundo, independentemente de sua nacionalidade."

A PANROTAS viaja a convite da US Travel, voando United Airlines e com seguro viagem GTA.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados