Suíça recebeu 220 mil brasileiros no ano passado
A expectativa para este ano é superar os números de 2019
A Suíça recebeu, no ano passado, 220 mil brasileiros, número que está 11% abaixo do volume recebido em 2019, de acordo com o diretor do Turismo da Suíça no Brasil, Fabien Clerc.
“2019 foi o melhor ano da história no que se refere à visitação de brasileiros na Suíça. Estamos felizes com esse resultado e para 2023 queremos superá-lo. Já começamos o ano bem, considerando que em janeiro a visitação de brasileiros à Suíça foi 30% maior do que o mesmo período do ano passado. É um bom sinal, considerando que o mês de janeiro responde por 20% dos pernoites anuais na Suíça”, conta Clerc.
De acordo com ele, um dos motivos que favoreceram a visitação ao destino foi o fato de, durante a pandemia, a Suíça ter sido o primeiro país europeu a reabrir suas fronteiras aos brasileiros. “Esse é um feedback positivo que ouço até hoje do trade e do público final”, comenta.
Neste ano, o foco será o Grand Train Tour Switzerland. “É um produto que oferece a possibilidade de visitar a Suíça em trens panorâmicos ou tradicionais, e o turista que faz esse passeio consegue conhecer boa parte da Suíça, além de ganhar carimbos de destinos ao longo do trajeto”, conta o executivo.
Outro produto de destaque em 2023 é o Golden Pass Express, lançado em dezembro do ano passado. O trem panorâmico oferece uma viagem direta de Montreux a Interlaken e ainda conta com a Prestige Class, de ultraluxo, que oferece aos viajantes refeições de chefs renomados de estrela Michelin e vinhos suíços. "A gastronomia suíça será bastante divulgada aqui no Brasil, principalmente os vinhos suíços, que os brasileiros ainda não conhecem muito bem. Faremos eventos de degustação com chefs suíços que virão ao País", conta o executivo.
Neste ano o Turismo da Suíça participará da ILTM e do Festuris, além de promover treinamentos para agentes e operadores.
“2019 foi o melhor ano da história no que se refere à visitação de brasileiros na Suíça. Estamos felizes com esse resultado e para 2023 queremos superá-lo. Já começamos o ano bem, considerando que em janeiro a visitação de brasileiros à Suíça foi 30% maior do que o mesmo período do ano passado. É um bom sinal, considerando que o mês de janeiro responde por 20% dos pernoites anuais na Suíça”, conta Clerc.
De acordo com ele, um dos motivos que favoreceram a visitação ao destino foi o fato de, durante a pandemia, a Suíça ter sido o primeiro país europeu a reabrir suas fronteiras aos brasileiros. “Esse é um feedback positivo que ouço até hoje do trade e do público final”, comenta.
Além do stopover
Clerc conta que a pandemia foi uma oportunidade para que a Suíça fosse posicionada de outra forma. "Antes, o país era um destino de stopover. O brasileiro ia para a Europa, ficava alguns dias na Suíça e depois ia para outro lugar. Mas durante a pandemia os brasileiros descobriram que a Suíça pode ser um destino final e temos percebido isso nos números de vendas do Swiss Travel Pass, que vêm aumentando”.Neste ano, o foco será o Grand Train Tour Switzerland. “É um produto que oferece a possibilidade de visitar a Suíça em trens panorâmicos ou tradicionais, e o turista que faz esse passeio consegue conhecer boa parte da Suíça, além de ganhar carimbos de destinos ao longo do trajeto”, conta o executivo.
Outro produto de destaque em 2023 é o Golden Pass Express, lançado em dezembro do ano passado. O trem panorâmico oferece uma viagem direta de Montreux a Interlaken e ainda conta com a Prestige Class, de ultraluxo, que oferece aos viajantes refeições de chefs renomados de estrela Michelin e vinhos suíços. "A gastronomia suíça será bastante divulgada aqui no Brasil, principalmente os vinhos suíços, que os brasileiros ainda não conhecem muito bem. Faremos eventos de degustação com chefs suíços que virão ao País", conta o executivo.
Nova plataforma para agentes
O Turismo da Suíça lançará neste ano a plataforma My Switzerland Pro, exclusiva para agentes de viagens, permitindo que eles se informem sobre o destino. "Há também a plataforma de capacitação Switzerland Travel Academy e nosso objetivo é que cada vez mais agentes se eduquem por meio dela", destaca Clerc.Neste ano o Turismo da Suíça participará da ILTM e do Festuris, além de promover treinamentos para agentes e operadores.