Rendez Vous en France encerra mirando Jogos Olímpicos Paris 2024
Embora seja o país que mais recebe turistas no mundo, muito trabalho ainda vai ter pela frente até lá
Por Alexandre Campbell, especial para o Portal PANROTAS
A França está se mobilizando para sediar as Olimpíadas de 2024 e, embora seja o país que mais recebe turistas no mundo e esteja sempre preparada para isso, muito trabalho ainda vai ter pela frente até lá. Paris está visivelmente em obras, suas calçadas e praças cercadas por canteiros, a Opera totalmente escondida atrás de andaimes, e a igreja de Notre Dame ainda em restauração se recuperando do incêndio.
Mas o Turismo não para e apresenta muitas novidades a cada ano tanto em Paris como no resto do país. Isso foi comprovado neste Rendez Vous en France 2023 que se encerrou na última quarta-feira (22). Operadores brasileiros e profissionais da área vindos de todas as partes do mundo puderam comprovar que a França é um destino diverso, de qualidade e totalmente preparado para receber o turista.
A equipe da Atout France América do Sul acompanhou de perto os 35 profissionais brasileiros, juntamente com dois da Colômbia, um do Panamá, um do Peru e três da Argentina. Caroline Putnoki, Séverine Montoni e Beatriz Alves estavam presentes no evento, cuidando de cada um e fazendo-os se sentirem em casa. Foram dois dias de muito trabalho, mas também de diversão.
“Tenho um objetivo claro, mostrar a importância do Brasil fora dele e principalmente na França. Eu sempre falo que eu faço a promoção da França no Brasil, mas também faço a promoção do Brasil na França.
Para desenvolver a relação de trabalho bilateral é necessário ter a compreensão da importância do País para os profissionais franceses”, afirma ela.
O Brasil está no top 10 de destinos que enviam turistas à França, muito bem posicionado. “Eu não estou surpresa ao ver esse número na estatística porque os brasileiros têm uma paixão especial pela França. Isso é sensacional para mim”, diz ela.
A política de Caroline à frente da Atout France, principalmente em se tratando do Rendez Vous en France, tem sido de renovar uma parte dos convidados para dar chance a profissionais que vendem, mas não conhecem. Eles precisam ter contato com a França tanto nos famtours como também durante a feira.
“Essa feira é única porque temos uma quantidade grande de fornecedores que se torna muito difícil para o operador estrangeiro descobri-los e encontrá-los fora daqui. Por exemplo, a pessoa que está encarregada em promover o Monte Saint Michel, que inclusive vai comemorar esse ano o seu milenário, está no Rendez Vous en France. Normalmente esses promotores não têm recursos para participarem das grandes feiras internacionais, mas eles estão aqui sempre. Então é a hora pra quem quiser desenvolver um tipo de produto de nicho, cultural, de incentivo, focado na gastronomia, ou em eventos esportivos, o lugar para encontrar tudo isso é aqui”, diz Caroline.
O próximo Rendez Vous em France será realizado em Toulouse, na região da Occitânia, nos dias 26 e 27 de março de 2024.
Strobel também conversou com representantes de algumas regiões de maior demanda como a Cote D’Azur e o Vale do Loire. Segundo ele, a intenção é atualizar os serviços com que já trabalha e continuar afinado com os agentes de viagens brasileiros para seguir vendendo bem o destino.
Nathalia Moura, da CVC Corp, acha maravilhoso estar na feira. Ela diz que a Europa ocupa um lugar muito importante para o turista brasileiro. Na sua opinião, os destinos europeus estão em alta dado a alguns fatores, principalmente à oferta aérea. “O brasileiro gosta da Europa e vem muito para Paris, por isso é importante as operadoras e agências procurarem contato com outros destinos daqui para oferecerem novas experiências para eles. Nossa função é procurar o produto que se encaixa em cada perfil de passageiro que a gente atende”, comenta ela.
A novidade que mais chamou a sua atenção foi o novo show do Paradis Latin, cabaré tradicional de Paris muito procurado por brasileiros, que agora apresenta um espetáculo voltado para famílias com crianças. “Eu achei isso muito legal, imagina uma criança ter a oportunidade de de ir a um lugar que tradicionalmente é frequentado por adultos e encontrar um show adaptado para ela, é sensacional”.
Nathalia também acrescentou às suas opções de ofertas alguns castelos e atividades voltadas para o ecoturismo. “Tem muita gente procurando passeios eco friendly e imersões focadas na natureza, a gente tem de acompanhar essa tendência”.
Teresa Thoma, da Queensberry Viagens e Turismo, e Eby Piaskowy, da Transeuropa, também elegeram suas novidades preferidas. Teresa ficou encantada com a região de Carcasonne, os passeios que se pode fazer ao redor da cidade. Segundo ela, são bem criativos e agregam valor a uma estada. Já Eby gostou muito das propriedades boutique, ora castelos, ora residências, que existem em toda a França. “Eu vi muita coisa bonita, me deu a sensação vender para o turista uma hospedagem na casa de amigos. Na minha opinião, é um conceito de viagem que vai crescer nos próximos anos”.
Barbara Redes, da Wee Travel, fez o pré tour da Cote d’Azur e voltou muito animada com Nice, Marselha e as cidadezinhas da costa francesa. Segundo ela, esses lugares têm os seus centros históricos oferecendo ao turista arte, história e cultura, além do mar. “Um passageiro que viaja para a Riviera Francesa pode muito bem seguir depois para Provence, passear pelas vinícolas, plantações de lavanda e ainda fazer, na mesma viagem, os alpes. Tudo muito perto. É possivel fazer praia e neve numa mesma viagem”, conclui ela.
Paris 2024 será um projeto ambicioso. Depois de exatamente 100 anos a cidade voltará a sediar os jogos e a festa será grande. Segundo eles, já está em curso uma formação para os profissionais do Turismo que visa, por meio de vídeos e conferências, entender o perfil e o comportamento do público específico que irá chegar. Haverá uma página na internet com orientação para o evento tanto para a imprensa como para o visitante em geral. Todo o receptivo será treinado para isso.
Os jogos olímpicos irão envolver 206 países, 15 mil atletas, 32 tipos diferentes de esportes olímpicos e 22 paralímpicos, reunidos em 869 eventos. Paris receberá 20 mil jornalistas e contará com a ajuda de 45 mil voluntários. A expectativa é ter 13,5 milhões de espectadores.
A cerimônia de abertura não será em estádio, mas no centro da cidade, em torno do Sena, de forma inédita e original. Os atletas desfilarão em barcos e os espectadores estarão em arquibancadas que serão erguidas nas margens do rio. Uma festa que promete ser esplendorosa tendo Paris como cenário. Já abertura dos jogos paralímpicos será na Place de la Concorde.
A organização dos jogos olímpicos montará quadras de esportes em locais chaves como embaixo da Torre Eiffel, perto dos Invalides e a parte equestre será nos arredores do Chateau de Versailles. “O patrimônio parisiense estará a serviço dos jogos”, disseram eles.
É a primeira vez que o número de mulheres participantes será igual ao de homens, e o evento será feito de forma sustentável. O Brasil já é o sexto lugar em vendas para os jogos.
Em 2023 a empresa continuará atuando de forma ágil na otimização de frota e ampliando seus esforços de sustentabilidade. Haverá uma renovação da frota. Aeronaves de nova geração, mais eficientes em consumo de combustível, como o Airbus 220 e o A350, entrarão em circulação emitindo até 25% menos CO2, e 33% menos ruído. Até 2030, estas aeronaves serão 70% da frota da Air France comparado aos atuais 7%.
O uso do combustível sustentável de aviação, o SAF, na sigla em inglês, reduzirá as emissões de CO2 em média em 80% sobre o ciclo de vida do combustível, e não criará competição com a produção de alimentos. Desde 2022, e em linha com as regras francesas, a Air France tem incorporado o equivalente a 1% de combustível sustentável de aviação em todos os voos partindo da França. Até 2030, a companhia buscará incorporar ao menos 10% de SAF em todos os seus voos, e 63% em 2050.
Técnicas de eco-piloting estão também entre as iniciativas para tornar a empresa mais sustentável, como o taxiamento usando apenas um dos motores sempre que possível, vias aéreas otimizadas usando inteligência artificial, descida contínua em cooperação com as autoridades de controle de tráfego aéreo. Estas ações reduzem as emissões de CO2 em 2% a 3% em média ao longo do ano.
Para o Brasil, a prioridade é a manutenção das atuais operações. Recentemente, foi anunciado o início da rota Belém-Caiena, que vai proporcionar aos clientes, especialmente do Norte, conexões para destinos no Caribe e também para Orly. No mais, já foi recuperado o nível de frequências da AF em GRU e FOR, e da KLM em GRU e GIG. O Grupo Air France-KLM espera voltar a níveis pré-pandemia de capacidade até o fim de 2023.
Uma opção interessante para o turista brasileiro que está acostumado a visitar somente o Chateau de Versailles quando vai a Paris e quer conhecer um destino de natureza e tranquilidade por perto. Sceaux tem bons restaurantes, uma rua de pedestres com lojas de roupas originais, lojas que vendem queijos, chocolates, bons restaurantes, uma lugar agradável e considerado chique pelos franceses, bom para passar o dia ou até mesmo um fim de semana.
Mas o que chama a atenção em Sceaux é o imponente e imenso jardim do chateau. O lugar foi frequentado por Luis XIV e Napoleão III. O jardim segue o estilo francês, com lagos e cascatas, onde sempre acontecem festas, principalmente na primavera, quando as cerejeiras abrem suas flores. Basta ver a programação da cidade.
O parque e seus jardins ocupam 180 hectares e são uma referência paisagística de patrimônio natural. Para mais informações, basta acessar o website do turismo local.
Veja todas as fotos no álbum a seguir.
O Portal PANROTAS viaja a convite da Atout France e Air France, com seguro de viagem GTA
A França está se mobilizando para sediar as Olimpíadas de 2024 e, embora seja o país que mais recebe turistas no mundo e esteja sempre preparada para isso, muito trabalho ainda vai ter pela frente até lá. Paris está visivelmente em obras, suas calçadas e praças cercadas por canteiros, a Opera totalmente escondida atrás de andaimes, e a igreja de Notre Dame ainda em restauração se recuperando do incêndio.
Mas o Turismo não para e apresenta muitas novidades a cada ano tanto em Paris como no resto do país. Isso foi comprovado neste Rendez Vous en France 2023 que se encerrou na última quarta-feira (22). Operadores brasileiros e profissionais da área vindos de todas as partes do mundo puderam comprovar que a França é um destino diverso, de qualidade e totalmente preparado para receber o turista.
A equipe da Atout France América do Sul acompanhou de perto os 35 profissionais brasileiros, juntamente com dois da Colômbia, um do Panamá, um do Peru e três da Argentina. Caroline Putnoki, Séverine Montoni e Beatriz Alves estavam presentes no evento, cuidando de cada um e fazendo-os se sentirem em casa. Foram dois dias de muito trabalho, mas também de diversão.
A embaixadora do Brasil na França
Caroline Putnoki, diretora da Atout France para a América do Sul, se tornou uma ferrenha defensora dos brasileiros durante esses anos de trabalho com o nosso continente. Ela assumiu uma política de valorização do agente de viagens e operador brasileiros perante a França, já que vê o Brasil muito importante para o Turismo de seu país.“Tenho um objetivo claro, mostrar a importância do Brasil fora dele e principalmente na França. Eu sempre falo que eu faço a promoção da França no Brasil, mas também faço a promoção do Brasil na França.
Para desenvolver a relação de trabalho bilateral é necessário ter a compreensão da importância do País para os profissionais franceses”, afirma ela.
O Brasil está no top 10 de destinos que enviam turistas à França, muito bem posicionado. “Eu não estou surpresa ao ver esse número na estatística porque os brasileiros têm uma paixão especial pela França. Isso é sensacional para mim”, diz ela.
A política de Caroline à frente da Atout France, principalmente em se tratando do Rendez Vous en France, tem sido de renovar uma parte dos convidados para dar chance a profissionais que vendem, mas não conhecem. Eles precisam ter contato com a França tanto nos famtours como também durante a feira.
“Essa feira é única porque temos uma quantidade grande de fornecedores que se torna muito difícil para o operador estrangeiro descobri-los e encontrá-los fora daqui. Por exemplo, a pessoa que está encarregada em promover o Monte Saint Michel, que inclusive vai comemorar esse ano o seu milenário, está no Rendez Vous en France. Normalmente esses promotores não têm recursos para participarem das grandes feiras internacionais, mas eles estão aqui sempre. Então é a hora pra quem quiser desenvolver um tipo de produto de nicho, cultural, de incentivo, focado na gastronomia, ou em eventos esportivos, o lugar para encontrar tudo isso é aqui”, diz Caroline.
O próximo Rendez Vous em France será realizado em Toulouse, na região da Occitânia, nos dias 26 e 27 de março de 2024.
A voz dos operadores
Cada profissional convidado busca o que lhe interessa, ora atualizando o seu portfolio de ofertas francesas, ora descobrindo novos caminhos para enriquecer sua prateleira. Gabriel Strobel, da BWT Operadora, acha importante participar para rever parceiros e fortalecer seu relacionamento comercial. “Já trabalho com a França há bastante tempo e continuarei oferecendo Paris, já que é um destino que sempre vende, não tem como ser diferente. Atualizei a oferta de jantares a bordo servidos em barcos no Sena, tours regulares saindo de Paris para toda a França e me inteirei de novos pacotes que eles estão ofertando no momento”, diz ele.Strobel também conversou com representantes de algumas regiões de maior demanda como a Cote D’Azur e o Vale do Loire. Segundo ele, a intenção é atualizar os serviços com que já trabalha e continuar afinado com os agentes de viagens brasileiros para seguir vendendo bem o destino.
Nathalia Moura, da CVC Corp, acha maravilhoso estar na feira. Ela diz que a Europa ocupa um lugar muito importante para o turista brasileiro. Na sua opinião, os destinos europeus estão em alta dado a alguns fatores, principalmente à oferta aérea. “O brasileiro gosta da Europa e vem muito para Paris, por isso é importante as operadoras e agências procurarem contato com outros destinos daqui para oferecerem novas experiências para eles. Nossa função é procurar o produto que se encaixa em cada perfil de passageiro que a gente atende”, comenta ela.
A novidade que mais chamou a sua atenção foi o novo show do Paradis Latin, cabaré tradicional de Paris muito procurado por brasileiros, que agora apresenta um espetáculo voltado para famílias com crianças. “Eu achei isso muito legal, imagina uma criança ter a oportunidade de de ir a um lugar que tradicionalmente é frequentado por adultos e encontrar um show adaptado para ela, é sensacional”.
Nathalia também acrescentou às suas opções de ofertas alguns castelos e atividades voltadas para o ecoturismo. “Tem muita gente procurando passeios eco friendly e imersões focadas na natureza, a gente tem de acompanhar essa tendência”.
Teresa Thoma, da Queensberry Viagens e Turismo, e Eby Piaskowy, da Transeuropa, também elegeram suas novidades preferidas. Teresa ficou encantada com a região de Carcasonne, os passeios que se pode fazer ao redor da cidade. Segundo ela, são bem criativos e agregam valor a uma estada. Já Eby gostou muito das propriedades boutique, ora castelos, ora residências, que existem em toda a França. “Eu vi muita coisa bonita, me deu a sensação vender para o turista uma hospedagem na casa de amigos. Na minha opinião, é um conceito de viagem que vai crescer nos próximos anos”.
Barbara Redes, da Wee Travel, fez o pré tour da Cote d’Azur e voltou muito animada com Nice, Marselha e as cidadezinhas da costa francesa. Segundo ela, esses lugares têm os seus centros históricos oferecendo ao turista arte, história e cultura, além do mar. “Um passageiro que viaja para a Riviera Francesa pode muito bem seguir depois para Provence, passear pelas vinícolas, plantações de lavanda e ainda fazer, na mesma viagem, os alpes. Tudo muito perto. É possivel fazer praia e neve numa mesma viagem”, conclui ela.
Com o foco em 2024
A França se prepara para a Copa do Mundo de Rubby, que será realizada entre setembro e outubro de 2023, e para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris em 2024. Em conversa com a imprensa internacional, Fabrice Favetto e Thierry Reis, responsáveis pelos jogos olímpicos, Sophie Mandrillon, diretora de Marketing da Atout France, e Caroline Leboucher, diretora geral da Atout France, disseram que tanto o salão Rendez Vous en France como a realização da copa do mundo de rugby e dos jogos olímpicos e paralímpicos são uma oportunidade para consolidar a França como uma referência de Turismo internacional e Paris como um grande destino mundial.Paris 2024 será um projeto ambicioso. Depois de exatamente 100 anos a cidade voltará a sediar os jogos e a festa será grande. Segundo eles, já está em curso uma formação para os profissionais do Turismo que visa, por meio de vídeos e conferências, entender o perfil e o comportamento do público específico que irá chegar. Haverá uma página na internet com orientação para o evento tanto para a imprensa como para o visitante em geral. Todo o receptivo será treinado para isso.
Os jogos olímpicos irão envolver 206 países, 15 mil atletas, 32 tipos diferentes de esportes olímpicos e 22 paralímpicos, reunidos em 869 eventos. Paris receberá 20 mil jornalistas e contará com a ajuda de 45 mil voluntários. A expectativa é ter 13,5 milhões de espectadores.
A cerimônia de abertura não será em estádio, mas no centro da cidade, em torno do Sena, de forma inédita e original. Os atletas desfilarão em barcos e os espectadores estarão em arquibancadas que serão erguidas nas margens do rio. Uma festa que promete ser esplendorosa tendo Paris como cenário. Já abertura dos jogos paralímpicos será na Place de la Concorde.
A organização dos jogos olímpicos montará quadras de esportes em locais chaves como embaixo da Torre Eiffel, perto dos Invalides e a parte equestre será nos arredores do Chateau de Versailles. “O patrimônio parisiense estará a serviço dos jogos”, disseram eles.
É a primeira vez que o número de mulheres participantes será igual ao de homens, e o evento será feito de forma sustentável. O Brasil já é o sexto lugar em vendas para os jogos.
Air France e seu projeto sustentável
A Air France, patrocinadora do Rendez Vous en France, vem conseguindo retomar o nível de seus voos. A ocupação das rotas da AF-KLM no Brasil está dentro do esperado, e em alguns momentos o volume chega a ficar acima do registrado em 2019, se mantendo competitiva no mercado.Em 2023 a empresa continuará atuando de forma ágil na otimização de frota e ampliando seus esforços de sustentabilidade. Haverá uma renovação da frota. Aeronaves de nova geração, mais eficientes em consumo de combustível, como o Airbus 220 e o A350, entrarão em circulação emitindo até 25% menos CO2, e 33% menos ruído. Até 2030, estas aeronaves serão 70% da frota da Air France comparado aos atuais 7%.
O uso do combustível sustentável de aviação, o SAF, na sigla em inglês, reduzirá as emissões de CO2 em média em 80% sobre o ciclo de vida do combustível, e não criará competição com a produção de alimentos. Desde 2022, e em linha com as regras francesas, a Air France tem incorporado o equivalente a 1% de combustível sustentável de aviação em todos os voos partindo da França. Até 2030, a companhia buscará incorporar ao menos 10% de SAF em todos os seus voos, e 63% em 2050.
Técnicas de eco-piloting estão também entre as iniciativas para tornar a empresa mais sustentável, como o taxiamento usando apenas um dos motores sempre que possível, vias aéreas otimizadas usando inteligência artificial, descida contínua em cooperação com as autoridades de controle de tráfego aéreo. Estas ações reduzem as emissões de CO2 em 2% a 3% em média ao longo do ano.
Para o Brasil, a prioridade é a manutenção das atuais operações. Recentemente, foi anunciado o início da rota Belém-Caiena, que vai proporcionar aos clientes, especialmente do Norte, conexões para destinos no Caribe e também para Orly. No mais, já foi recuperado o nível de frequências da AF em GRU e FOR, e da KLM em GRU e GIG. O Grupo Air France-KLM espera voltar a níveis pré-pandemia de capacidade até o fim de 2023.
Sceaux, uma cidade do interior situada na grande Paris
A Atout France, sempre apostando em novos destinos e procurando mostrar ao profissional de Turismo e ao turista em geral suas atrações, apresentou aos jornalistas convidados para o Rendez Vous en France a cidade de Sceaux, no município Hauts de Seine, situada a apenas 30 minutos de Paris, onde o acesso pode ser feito de metrô.Uma opção interessante para o turista brasileiro que está acostumado a visitar somente o Chateau de Versailles quando vai a Paris e quer conhecer um destino de natureza e tranquilidade por perto. Sceaux tem bons restaurantes, uma rua de pedestres com lojas de roupas originais, lojas que vendem queijos, chocolates, bons restaurantes, uma lugar agradável e considerado chique pelos franceses, bom para passar o dia ou até mesmo um fim de semana.
Mas o que chama a atenção em Sceaux é o imponente e imenso jardim do chateau. O lugar foi frequentado por Luis XIV e Napoleão III. O jardim segue o estilo francês, com lagos e cascatas, onde sempre acontecem festas, principalmente na primavera, quando as cerejeiras abrem suas flores. Basta ver a programação da cidade.
O parque e seus jardins ocupam 180 hectares e são uma referência paisagística de patrimônio natural. Para mais informações, basta acessar o website do turismo local.
Veja todas as fotos no álbum a seguir.
O Portal PANROTAS viaja a convite da Atout France e Air France, com seguro de viagem GTA