Karina Cedeño   |   02/02/2023 14:19

GVA firma acordo para promover Bósnia e Herzegovina na Am. Latina

O destino europeu está muito bem posicionado para receber visitantes da América Latina

Divulgação
A nova colaboração foi firmada por Gisele Abrahão, CEO da Global Vision Access, e Ibrahim Osta, diretor da Turizam
A nova colaboração foi firmada por Gisele Abrahão, CEO da Global Vision Access, e Ibrahim Osta, diretor da Turizam
Com o objetivo de desenvolver e impulsionar a marca Bósnia e Herzegovina na América Latina, a Global Vision Access (GVA) e a USAID Turizam assinaram acordo para melhorar a eficiência e o alcance das atividades promocionais de trade do destino tanto para o mercado turístico quanto para público consumidor.

A USAID, entidade americana de desenvolvimento internacional, promove e contribui com o Turismo sustentável na Bósnia e Herzegovina (Turizam) e pretende aperfeiçoar e qualificar a venda do destino, além de aumentar a demanda do Turismo do país na América Latina.

Como parte do acordo, a GVA e a USAID Turizam organizarão um seminário educacional para o trade da Bósnia e Herzegovina acerca do mercado latino-americano para melhorar e expandir o entendimento sobre as oportunidades existentes no Turismo da região e nas possibilidades de converter essas oportunidades em negócios.

“É uma honra participar deste importante projeto da USAID e contribuir para trazer mais informações e compreensão sobre o mercado da América Latina para os stakeholders de viagens e Turismo na Bósnia e Herzegovina. Tenho certeza de que o workshop dará aos profissionais locais o conteúdo e o direcionamento de que precisam para aumentar sua presença e negócios nesta região”, destacou a CEO da GVA, Gisele Abrahão.

O mercado externo latino-americano
Em 2019, o mercado latino-americano de viagens internacionais apresentou um crescimento constante. Segundo a Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (OMT), o número de partidas internacionais de turistas da América Latina em 2019 atingiu um novo recorde de 77,8 milhões de viajantes. Segundo a mesma fonte, o Brasil foi classificado como o 19º país com maior gastos no turismo internacional, com uma estimativa de U$ 21,1 bilhões.

Também foi classificado como o 12º maior destino de saída em termos de número de viajantes. Segundo a USAID Turizam, o Brasil é considerado um importante mercado na indústria de viagens e é uma importante fonte de demanda turística para muitos países. A grande população do país e a crescente classe média contribuíram para o crescimento das despesas com viagens e viajantes estrangeiros nos últimos anos.

Além disso, o Brasil, enquanto país com maior população católica do mundo, demonstra um grande potencial para o Turismo religioso no destino europeu. De acordo com um relatório de 2018 da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), o Turismo religioso representou cerca de 5% de todas as viagens de saída do Brasil.

Importância para a Bósnia e Herzegovina
Em 2019, o total de desembarques do maior mercado da América Latina, o Brasil, foi de 5.733 viajantes, com permanência média de 1,95 noites. Este foi um aumento de 44% em relação a 2018. No entanto, há um enorme potencial para superar o número de chegadas e aumentar o tempo de permanência em diferentes segmentos e em mercados adicionais. Ainda de acordo com a USAID Turizam, o mercado latino-americano, e especificamente o Brasil, são importantes e promissores para a Bósnia e Herzegovina pelas seguintes razões:

• Um potencial enorme e inexplorado durante todo o ano para o mercado de peregrinação católica;
• Propensão para viajar durante o inverno, que é considerada uma baixa temporada no destino;
• Estão entre os países que mais gastam em viagens;
• Interesse em explorar e conhecer outras culturas, dando oportunidade a zonas menos visitadas do país;
• Como um mercado de longa distância, há oportunidade para estadias mais longas;

A cooperação com a GVA faz parte dos esforços mais amplos da USAID Turizam para aumentar a capacidade do comércio de turismo para diversificar e expandir os canais de vendas internacionais.

Anteriormente, a USAID Turizam realizou uma avaliação das necessidades de capacitação dos operadores turísticos da Bósnia e Herzegovina e identificou lacunas e desafios relacionados com a melhoria da gestão empresarial, melhoria da gestão operacional, expansão dos canais de vendas e distribuição através de atividades baseadas no mercado de origem, especialização através filiação local e internacional, certificações e obstáculos regulatórios que dificultam o desenvolvimento de um setor mais profissional.

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