Fundtur-MS terá novo programa de promoção turística neste ano
O diretor-presidente da fundação, Bruno Wendling, fala de seus planos após a renomeação para o cargo
O diretor-presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), Bruno Wendling, acaba de ser renomeado para o cargo e já tem trabalhado no planejamento de metas para a nova gestão. Em entrevista ao Portal PANROTAS, ele conta quais são os objetivos para a promoção do destino neste e nos próximos anos.
"O objetivo principal do Fundtur-MS é potencializar as ações que mais deram certo na minha gestão passada. Iremos promover a inovação da oferta turística, dar apoio à formatação de novos produtos e roteiros, apoiar a segmentação da oferta turística (que inclui a observação de aves, o ecoturismo, o Turismo de pesca esportiva, os eventos), e ampliar o projeto de Turismo de base comunitária realizado junto às aldeias indígenas. Neste ano iremos fortalecê-lo e talvez ele vire um programa", conta Wendling.
Também ganham destaque algumas novidades, como um programa de promoção turística que será lançado no primeiro semestre deste ano e irá atingir o público intermediário e final. "A nova ação promocional reunirá características culturais e gastronômicas do Estado, como forma de ampliar sua visibilidade", destaca o diretor-presidente da Fundtur-MS.
Ele também dá ênfase ao programa de big data iniciado no ano passado. "O objetivo é transformar o Observatório do Turismo do Estado em um centro de inteligência turística, com um b anco de dados potente que nos permita antecipar tendências de mercado", conta. O programa deve ficar pronto até a metade do ano.
Bruno Wendling também falou sobre a importância do repasse de recursos financeiros para ajudar instâncias regionais a executarem ações e da ampliação do programa de apoio a eventos. "Em cinco anos apoiamos mais de 110 eventos com mais de R$ 6 milhões repassados a mais de 20 municípios. Agora, iremos potencializar esse programa, com foco em eventos esportivos e de negócios".
"Temos dado enfoque aos roadshows, que passam por vários destinos emissivos do Brasil, e também à nossa participação em feiras mais especificas, nas quais temos visibilidade e destaque diferenciados em relação a outros destinos participantes".
Segundo ele, a captação de voos para diversificar a oferta da malha aérea do Estado também está nos planos de sua gestão.
"Iremos ampliar as parcerias com o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) para ampliar essa certificação e as metas de redução de carbono em alguns destinos do Estado, além de aumentar a captação de investimentos privados por meio do programa de captação de investimentos. O intuito é fazer a busca por investidores de forma mais agressiva", conclui Wendling.
"O objetivo principal do Fundtur-MS é potencializar as ações que mais deram certo na minha gestão passada. Iremos promover a inovação da oferta turística, dar apoio à formatação de novos produtos e roteiros, apoiar a segmentação da oferta turística (que inclui a observação de aves, o ecoturismo, o Turismo de pesca esportiva, os eventos), e ampliar o projeto de Turismo de base comunitária realizado junto às aldeias indígenas. Neste ano iremos fortalecê-lo e talvez ele vire um programa", conta Wendling.
Também ganham destaque algumas novidades, como um programa de promoção turística que será lançado no primeiro semestre deste ano e irá atingir o público intermediário e final. "A nova ação promocional reunirá características culturais e gastronômicas do Estado, como forma de ampliar sua visibilidade", destaca o diretor-presidente da Fundtur-MS.
Ele também dá ênfase ao programa de big data iniciado no ano passado. "O objetivo é transformar o Observatório do Turismo do Estado em um centro de inteligência turística, com um b anco de dados potente que nos permita antecipar tendências de mercado", conta. O programa deve ficar pronto até a metade do ano.
Bruno Wendling também falou sobre a importância do repasse de recursos financeiros para ajudar instâncias regionais a executarem ações e da ampliação do programa de apoio a eventos. "Em cinco anos apoiamos mais de 110 eventos com mais de R$ 6 milhões repassados a mais de 20 municípios. Agora, iremos potencializar esse programa, com foco em eventos esportivos e de negócios".
Fortalecimento das ações junto ao trade
Wendling conta que a Fundtur-MS tem tido muito êxito com campanhas promocionais promovidas junto a operadores de viagens nacionais e internacionais, com destaque para a captação de eventos de operadoras dentro do Estado."Temos dado enfoque aos roadshows, que passam por vários destinos emissivos do Brasil, e também à nossa participação em feiras mais especificas, nas quais temos visibilidade e destaque diferenciados em relação a outros destinos participantes".
Segundo ele, a captação de voos para diversificar a oferta da malha aérea do Estado também está nos planos de sua gestão.
Foco na sustentabilidade
A Fundtur-MS também tem realizado diversas estratégias com foco na sustentabilidade, o que tem trazido resultados. No ano passado, Bonito foi certificado como o primeiro destino de ecoturismo do mundo em carbono neutro."Iremos ampliar as parcerias com o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) para ampliar essa certificação e as metas de redução de carbono em alguns destinos do Estado, além de aumentar a captação de investimentos privados por meio do programa de captação de investimentos. O intuito é fazer a busca por investidores de forma mais agressiva", conclui Wendling.