Gramado rebate imagem de destino caro e diz que bateu recorde de visitantes
Agência de Desenvolvimento fala em recorde de visitantes em 2022
O presidente da Visão – Agência de Desenvolvimento da Região das Hortênsias, Rodrigo Pazetto, e o diretor executivo do órgão, Rafael Carniel, divulgaram um estudo para combater uma análise recente de que os números do Turismo de Gramado e região, na Serra Gaúcha, estariam em declínio, principalmente por conta dos altos preços cobrados de produtos e serviços.
No estudo da agência (Visão), o destino mostra que 2022 foi de recorde de visitação, mas com mudanças no perfil do visitante, que, por exemplo, busca evitar o overtourism, consome produtos de luxo de renome, mas também busca alternativas mais em conta na cidade. O estudo da Visão quer mostrar que Gramado e região têm produtos para todos os bolsos – dos bem caros aos que a análise chama de “justos” e que há um trabalho grande a ser feito pelo destino para se promover melhor e mudar certas percepções.
CLIQUE AQUI para ler o estudo inteiro e veja os principais pontos abaixo.
REPENSAR GRAMADO?
As autoridades locais dizem que o destino está sempre sendo discutido e repensado e que há uma percepção errada, movida por desconhecimento, na afirmação de que “é chegada a hora de se refletir”.Confira um trecho que abre o estudo:
“Há quem diga que é chegada a hora de refletirmos sobre o futuro do Turismo de Gramado. Percebe-se uma certa desinformação na afirmação, uma vez que esse movimento já se iniciou há décadas e segue acontecendo de forma constante. Reforçou-se de maneira ímpar em 1999, com a criação da Visão - Agência de Desenvolvimento da Região das Hortênsias, associação empresarial sem fins lucrativos sediada em Gramado, que reúne algumas das maiores lideranças da região, fórum aberto aos presidentes das demais entidades empresariais, e que atua em 14
colegiados, a nível municipal, regional, estadual e federal. Sua ação ocorre nas esferas privada e pública. Iniciativas de outras entidades empresariais, como o Fórum Gramado de Estudos Turísticos, que ocorre há vários anos, também demonstram este engajamento e preocupação. Temos convicção que o resultado obtido ao longo do tempo em Gramado e em toda a Serra Gaúcha é fruto do caráter associativo, da visão empreendedora e do árduo trabalho dos empresários, lideranças políticas e moradores da região, corresponsáveis pelo sucesso da cidade.”
TURISTAS DIMINUÍRAM?
Segundo a agência Visão, 2022, até novembro, já teria batido todos os anos anteriores em número de visitantes.“É fato que a cidade observou em 2022 uma importante alteração na sua sazonalidade e ocupação hoteleira, o que denota mudanças no perfil e na origem dos turistas. Não obstante a isso, a cidade teve em 2022 o seu ano recorde em movimentação turística. Pode-se afirmar que até novembro deste ano, em 11 meses, recebemos mais visitas que em qualquer outro ano inteiro, de janeiro a dezembro, desde 2018. Segundo pesquisa do SEBRAE baseada em Big Data de operadora de telefonia, em 2019 Gramado recebeu 9.381.040 visitas. A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) contabilizou, naquele ano, 2.438.710 veículos entrantes. Pois bem. Entre janeiro e novembro de 2022, a EGR contabilizou 2.575.682 veículos, o que, proporcionalmente, corresponderia a estimadas 9.907.933 visitas. Ou seja, considerando-se o mês de dezembro, a cidade superaria a marca de 10 milhões de visitas em um ano.
ALTOS PREÇOS ESPANTARAM AS FAMÍLIAS?
Para a Visão, o fator preço é uma dor de cabeça em todo o Turismo, e não apenas em Gramado, e em todos os setores da economia. A diversidade da oferta de produtos e atividades em Gramado ajudaria, segundo o estudo, a oferecer alternativas mais em conta para todos os bolsos.“Afirmar que exclusivamente Gramado deixou de ser opção a inúmeras famílias brasileiras devido aos preços praticados é uma visão absolutamente parcial e equivocada, e que demonstra um profundo desconhecimento da diversidade da oferta local. A cidade de Gramado oferece atrações capazes de atender às mais diversas classes sociais, com experiências desde as mais básicas até o luxo. Em 2019, o público que visitava gramado já era 48% composto pelas classes A e B. O fechamento das fronteiras durante a pandemia aumentou a participação da classe A. E sabemos que o mercado, não apenas em Gramado, é regulado pela lei da oferta e da procura. É natural que a reabertura de fronteiras faça com que este turista volte a procurar possibilidades no Exterior. No entanto, o período de fechamento de fronteiras reafirmou que uma das primeiras opções desse público, no Brasil, é a cidade de Gramado, dona de uma das melhores estruturas turísticas da América Latina. (...) O consumidor pode gastar mais em Gramado que em outros destinos? Pode, porque a cidade desperta muitos desejos. Mas existem meios e alternativas para programar viagens mais econômicas, quando necessário.”
ÚLTIMO TRIMESTRE
Todo o Turismo tem se queixado do último trimestre do ano, que contou com eventos especiais que inibem as viagens, como a Copa do Mundo e as Eleições, e ainda com a inflação segurando o consumo. A grande vilã continua sendo a tarifa aérea, que anda nas alturas.“Não há delírio nos preços praticados pela cidade. Pode haver problemas na percepção de valor de algumas experiências, dentre centenas delas e milhões de visitantes. Há diversidade de ofertas destinadas aos públicos de todas as classes e um mercado em mutação. Ou seja, o cenário é dinâmico e seguirá se atualizando através de critérios de mercado.
A redução da demanda de transporte aéreo, e por consequência, a demanda hoteleira, nesse último trimestre parece ser motivada principalmente por outros fatores, que afetam todo o turismo nacional. Devido ao preço das passagens aéreas, o viajante tende a procurar destinos mais próximos, voltando a eles com maior recorrência, em viagens mais curtas e demandando menos diárias ou acomodações.”
LIÇÕES PARA 2023
O estudo da Visão termina com alguns deveres de casa para o destino, mostrando que a comunidade de Gramado está sempre repensando e estudando seus próximos passos.“Entre os “deveres de casa” da cidade para a área do Turismo, entende-se que estão:
• atuar na promoção turística de forma mais estratégica no Brasil e no exterior, a fim de que a capacidade do setor de hospitalidade não seja subaproveitada, e que tampouco ocorra overtourism: a massificação do destino prejudicaria a experiência e promoveria a sua estagnação;
• manter o foco na qualidade da experiência ofertada, considerando, em cada empreendimento, a segmentação do público e evitando concorrência predatória, que poderia prejudicar o consumidor e a reputação do destino;
• continuar investindo em segurança, a fim de que a cidade e região sigam como referências de turismo seguro no país;
• desenvolver de habilidades bilíngues ou trilíngues na força de trabalho. Há inúmeras oportunidades oriundas da internacionalização do destino;
• desenvolvimento de obras estruturantes, como novas vias para redução de gargalos de trânsito e a construção de um terminal turístico rodoviário na cidade adicionado a novos sistemas de transporte público, para retirada do movimento de ônibus turísticos e do movimento de automóveis de áreas mais sensíveis à mobilidade urbana (Nota da Redação: uma das maiores queixas de quem esteve no Festuris, em novembro, foi em relação ao trânsito caótico na cidade e falta de lugares próprios para estacionamento);
• A continuidade da reflexão sobre o Aeroporto Internacional da Região das Hortênsias, em pauta há vários anos, e as obras de interligação com o novo Aeroporto de Caxias do Sul – Vila Oliva.
• Um melhor aproveitamento das oportunidades de atuação regional com outros municípios da Serra Gaúcha, entendido que, no aspecto de marca e mercado, o destino Gramado vai além das fronteiras do município: é composto pelas ofertas combinadas de diversos municípios da Serra Gaúcha.”