Turistas ficam em média 6 dias no Recife, aponta Setur-PE
Para 93% dos entrevistados, a capital correspondeu ou superou a expectativa inicial
A Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco (Setur) e a Empetur anunciaram o resultado da mais recente Pesquisa do Perfil do Turismo Receptivo no Recife, realizada neste ano. Entre os dados revelados, estão a permanência média dos visitantes na capital pernambucana, que chega a seis dias, e o gasto médio individual diário de R$ 304. A avaliação geral do destino para 87% dos entrevistados ficou entre bom e ótimo. Além disso, 96% dos turistas recomendariam o Recife como próximo destino e 95% manifestaram intenção de retornar.
Entre os principais emissores de turistas para o Recife está São Paulo (30%), que ocupa a liderança, à frente até mesmo dos pernambucanos de outros municípios e regiões do Estado (10%). Na sequência, aparecem Rio de Janeiro (9%), Bahia (7%) e Ceará (5%). Já do público internacional, Portugal segue como o principal mercado (18%), tendo como facilidade a ligação aérea direta, aproximando o destino do continente europeu. Estados Unidos (16%), Argentina (13%), Alemanha (12%) e Suíça (7%) são outros países de residência dos visitantes entrevistados.
Para 93% dos entrevistados, a capital correspondeu ou superou a expectativa inicial. “Temos muita satisfação em saber que os visitantes que chegam ao Recife se sentem acolhidos e encontram boas opções de lazer, seja em uma viagem de férias ou mesmo no tempo livre de uma agenda de negócios. Outro dado interessante é que o público se renova, pois pelo menos 30% dos entrevistados afirmaram estar pela primeira vez na cidade”, salienta a secretária de Turismo e Lazer de Pernambuco, Milu Megale.
O Recife continua sendo muito procurado como destino de férias (49%) e sol e praia (45%). Passeio (32%), visitar parentes e amigos (30%), negócios (29%), saúde (3%) e eventos (2%) também aparecem como motivações para a viagem. Os atrativos turísticos e naturais receberam bastante destaque, sendo aprovados pela maioria absoluta dos visitantes entrevistados (96%), que citaram locais como o Museu Cais do Sertão, Paço do Frevo, Sinagoga Kahal Zur Israel, Praia de Boa Viagem e ainda o passeio de catamarã, bares, restaurantes, centros comerciais e as manifestações populares como ótimas opções de lazer.
O principal meio de transporte utilizado para chegar até o Recife, apontado no levantamento, é o avião (81%). Já os ônibus foram citados por 17% dos entrevistados. Com relação ao meio de hospedagem, hotel e casa de parentes e amigos aparecem como as duas opções mais utilizadas.