Turespaña apresenta campanha em homenagem a Picasso; fotos
O programa contará com mais de quarenta exposições no mundo todo
Na noite da última quinta-feira (17), o Instituto de Turismo da Espanha (Turespaña) apresentou o programa Picasso Celebración 1973-2023 aos profissionais do Turismo brasileiro. O evento, que aconteceu no Museu de Arte de São Paulo (MASP), faz parte do cronograma do Turespaña e passará por 30 cidades da Europa, América e Ásia.
Com motivo do 50º aniversário da morte do artista espanhol Pablo Picasso, o ano de 2023 será dedicado à celebração de sua obra e de seu legado artístico. O programa contará com mais de quarenta exposições no mundo todo, sendo 16 nas cidades da Espanha que tiveram vínculos com o artista. Málaga, Madri, Barcelona, Coruña e Bilbao contarão com um vasto calendário de exposições ao longo do ano de 2023 e parte de 2024.
O evento de apresentação das atividades do programa Picasso Celebración, organizado pelo Escritório de Turismo da Embaixada da Espanha em São Paulo, contou com a participação do Cônsul Geral da Espanha, Miguel Gómez de Aranda, do Conselheiro de Turismo no Brasil, Óscar Almendros Bonis e de Ana Maria Molina, da prefeitura de Málaga. Também estiveram presentes instituições espanholas e brasileiras, operadoras, agências de viagens e imprensa.
Óscar Almendros, diretor do Turespaña disse que “além do programa da exposição, também queremos compartilhar quais foram as fontes de inspiração de Picasso na Espanha. Porque ainda que Picasso tenha vivido uma parte importante de sua vida na França, o vínculo do artista com seu país de origem sempre foi forte tanto na sua vida pessoal como artística”.
"ESPAÑA INSPIRÓ A PICASSO, VEN Y ENCUENTRA TU INSPIRACIÓN”
A campanha preparada pela Turespaña tem como objetivo reforçar o posicionamento do país como um destino turístico cultural, além de gerar visitas às exposições e eventos. Com um orçamento de 2,5 milhões de euros, a campanha será lançada em janeiro de 2023 e será direcionada a turistas com um perfil cultural, tanto em mercados maduros como em mercados emergentes."Com esta campanha queremos propor que visitem esses destinos espanhóis, que os redescubram - no caso de já terem ido - com um olhar menos turístico, mais curioso, e, sobretudo, que se aproximem dos habitantes locais e, através dos intercâmbios, desenvolvam uma maneira diferente de ver as coisas, como fez Picasso”, ressalta Almendros.
Veja mais fotos do encontro no MASP: