Rodrigo Vieira   |   30/11/2022 12:30
Atualizada em 30/11/2022 12:35

Rio de Janeiro é a 5ª cidade de maior crescimento em Turismo no mundo

Cidade Maravilhosa é a que apresenta maior alta de PIB turístico na América do Sul em 2022 ante 2019


PANROTAS / Rodrigo Vieira
Dados prévios publicados pelo WTTC sobre os destinos de maior crescimento em Turismo no mundo em 2022
Dados prévios publicados pelo WTTC sobre os destinos de maior crescimento em Turismo no mundo em 2022

RIAD (ARÁBIA SAUDITA) - O Rio de Janeiro é a quinta cidade de maior crescimento em PIB turístico do mundo e a maior da América do Sul neste ano na comparação com o ano pré-pandemia. A vitrine brasileira para o mundo cresceu 9% em PIB Turístico em 2022 ante 2019, atrás de Doha (Catar), Varsóvia (Polônia), Sanya (China) e Orlando (Estados Unidos). Las Vegas e Miami (EUA), Joanesburgo (África do Sul), Lisboa (Portugal) e Antalya (Turquia) completam o top 10.

Os dados são do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) em parceria com a empresa de pagamentos Visa, divulgados no 22º WTTC Global Summit, que acontece na Arábia Saudita.

O estudo será detalhado nas próximas semanas, mas demonstra a resiliência da Cidade Maravilhosa como destino turístico, sobretudo doméstico. Claro que com a melhora nos índices de covid-19 globalmente, o Rio deve terminar 2022 com um número bem maior de estrangeiros do que nos dois anos anteriores, mas na visão da vice-presidente do WTTC, Virginia Messina, o fluxo de brasileiros viajando pelo próprio País é o responsável pela guinada da capital fluminense no presente ano.

"Em 2021, definitivamente as viagens domésticas tiveram um papel crucial no Turismo da América Latina, devido às dificuldades que a região ainda enfrentava naquele ano na gestão da pandemia. Esse provavelmente será o caso no Brasil em 2022, portanto será a principal razão pela guinada do PIB turístico do Rio de Janeiro", aponta Virginia.

PANROTAS / Rodrigo Vieira
Virginia Messina, vice-presidente do Conselho Mundial de Viagens e Turismo
Virginia Messina, vice-presidente do Conselho Mundial de Viagens e Turismo
Em maio de 2022, o Portal PANROTAS mostrou dados da Anac sobre a recuperação da malha aérea no Brasil até aquele mês. Na ocasião, as companhias aéreas já ultrapassavam 100% da malha doméstica pré-pandemia, mesmo com algumas aeronaves ainda sem voar. Já no internacional a situação melhorou em maio, mas ainda com grande defasagem em relação a 2019. E então, outra evidência de que o Rio de Janeiro cresceu em PIB turístico graças ao doméstico: o Estado de São Paulo detinha 70% do volume internacional de voos no Brasil.

O estudo leva em consideração 82 das maiores urbes globais. De acordo com a CEO e presidente do WTTC, Julia Simpson, quase metade do volume global de viagens internacionais tem como destino as grandes cidades. "Sabemos que a pandemia devastou viagens aos centros urbanos, mas agora, com as restrições sendo quase totalmente derrubadas ao redor do mundo, os turistas estão voltando. E a grande notícia é que 2022 se torna o primeiro ano de uma recuperação real de viagens urbanas", avalia a britânica.

De acordo com o estudo, em 2019 as viagens às 82 cidades avaliadas contribuíram com US$ 734 bilhões ao PIB Global, enquanto neste ano esta cifra será de US$ 582 bilhões. "E daqui a uma década, o cenário é otimista: esperamos que essas cidades contribuirão com impressionantes US$ 1,1 trilhão na economia. Isso significa uma incrível geração de emprego de quase metade da população da Colômbia: 25,2 milhões", calcula Julia Simpson.

"Em 2019, Viagens e Turismo contribuiu com 18,4 milhões nestes 82 centros urbanos estudados, enquanto, em 2022, estimamos somem 15,7 milhões de vagas. Isso significa que, apesar da devastação da pandemia, o setor encolheu 15% em empregos na comparação com o ano pré-crise."

PANROTAS / Rodrigo Vieira
Julia Simpson, CEO e presidente do WTTC, e Jeni Mundy, da Visa
Julia Simpson, CEO e presidente do WTTC, e Jeni Mundy, da Visa
Julia ainda menciona o "efeito Disney" para justificar o crescimento de Orlando e, claro, o "poder do futebol" como explicação da liderança de Doha neste ranking. A terceira posição da cidade chinesa se deve, obviamente, ao Turismo doméstico, uma vez que as fronteiras dessa grande potência ainda estão fechadas devido à covid-19.

Por fim, Jeni Mundy, head de vendas Globais e Aquisições da Visa, apontou o efeito do cinema, série e entrenimentos em pequenas cidades como Skelling Michael, na Irlanda; Dubrovnic, na Croácia; e Bath, na Inglaterra.

WTTC e Visa prometem divulgar os estudos detalhados próximas semanas, e publicaremos os dados no Portal PANROTAS.

O Portal PANROTAS é media partner do WTTC, viaja com seguro viagem GTA e voando Lufthansa.

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