São Paulo lança marca de parques naturais do Estado
O objetivo da marca Parques de São Paulo é dar mais visibilidade ao ecoturismo e explorar o potencial
Na manhã desta quarta-feira (15), a secretaria de Turismo e a secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, em parceria com a Visite São Paulo e a Associação Brasileira das Empresas das Empresas Aéreas (Abear), lançaram a marca Parques Naturais do Estado de São Paulo, em um evento realizado no Parque Estadual Alberto Löfgren - Horto Florestal, na capital paulista. A criação da marca visa a dar mais visibilidade ao ecoturismo paulista e explorar o potencial que São Paulo possui no segmento.
O Estado de São Paulo tem mais de 30% de seu território coberto pela Mata Atlântica e, atualmente, conta com 52 parques estaduais, com mais de 830 mil hectares de unidades de conservação de proteção integral da natureza, além de possuir espaços para pesquisa e Turismo.
“São parques que possuem um grande número de atrações turísticas, com trilhas, cachoeiras, montanhas, programação cultural e outras atividades que podem ser mais exploradas pela população de São Paulo e do Brasil. São Paulo já é conhecida, principalmente, pelo Turismo de negócios, então, é importante aproveitar esse público para estimular o Turismo vinculado às unidades de conservação”, disse o secretário da Infraestrutura e Meio Ambiente, Fernando Chucre.
Os frequentadores do Horto Florestal, por exemplo, já podem optar por praticar esportes, como artes marciais e treinos de futebol, até programas mais leves, como yoga, bailes e aulas de coral. Além do cronograma de atividades físicas, o parque possui uma expressiva biodiversidade de fauna e flora, em meio a remanescentes de Mata Atlântica, e conta com diversas alternativas de lazer para toda a família.
Para o secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, Vinícius Lummertz, o objetivo é desenvolver os parques naturais de São Paulo para oferecer um produto turístico de qualidade e atrair mais visitantes. “Nós estamos mudando a imagem do Estado de São Paulo, pois foi construído uma reputação baseada apenas no setor empresarial, na construção e cimento. No entanto, em São Paulo, uma das maiores concentrações urbanas do mundo, há a biodiversidade da Mata Atlântica integrada com a cidade e o Estado, assim, nós temos potencial para alavancar o Turismo de meio ambiente e isso precisa ser mostrado”, afirmou Lummertz.
O secretário ainda salientou que os passeios a parques naturais de São Paulo não estão em roteiros das agências de viagens, por isso o lançamento da marca é fundamental para essa divulgação no trade. “Os parques paulistas ainda não entraram definitivamente no sistema turístico. Ter essa marca ajuda os profissionais do Turismo a conhecer mais sobre esses territórios e montar pacotes, passes com descontos, conjuntos de parques, entre outros produtos”, disse.
Vinícius Lummertz pontuou que o Estado de São Paulo está desenvolvendo estratégias para se aproximar das agências de viagens, incluindo aquelas voltadas para o Turismo corporativo, para difundir a programação ecoturística do Estado.